Início do conteúdo

Arte afro-brasileira é tema de palestra na UFPel

Arte afro-brasileira: deslocamentos e contrapontos é o tema da palestra que será proferida pela professora Nelma Barbosa, nesta quarta-feira (19), ás 19h. no canal da Conexão Arte, no Youtube. O evento é realizado dentro do projeto Seminário Online Leituras do Presente que busca discutir outros vetores conceituais que possibilitem abordar seus conteúdos e suas linguagens por meio de epistemologias que questionem a hegemonia e a tradição europeia. O seminário faz parte de um Projeto de Extensão da UFPel, promovido pelo Grupo de Pesquisa Arte e sua História: visualidades, discursos e sentidos.

A palestrante irá discorrer sobre a trajetória do que se conhece por Arte afro-brasileira, que denota por si só a importância de de uma atenção aos debates multidisciplinares ao se pensar a produção artística no Brasil. Oriunda de contextos de resistência e insurgência, esse tipo de arte vem emergindo na cena contemporânea como símbolo de uma produção preocupada com a coletividade. Entretanto, é preciso refletir sobre os essencialismos e as dinâmicas de poder quando se envolve as identidades e o sistema da arte. A proposta da palestra é problematizar e refletir sobre a dimensão política, alcance e limitações da produção artística visual da arte de origem negra no cenário nacional.

Currículo

A professora Nelma Barbosa é artista plástica, doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela UFBA e autora do livro “Arte Afro-brasileira: Identidades e artes visuais contemporâneas” (2020/ Paco Editorial). É docente do IF Baiano, onde coordena o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas no Campus Valença; e o curso de especialização em Relações étnico-raciais e Cultura Afro-brasileira na Educação (REAFRO). Tem reconhecida atuação na formação de professores para as leis 10.639/03 e 11.645/08 na rede pública da Bahia.