Por um final de ano solidário: UFPel incentiva a doação de sangue
Por uma travessia para 2023 marcada pela solidariedade, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) reforça o convite à comunidade acadêmica para doação de sangue, especialmente no período de férias e festividades. Nessa época do ano, segundo levantamento da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), registra-se maior necessidade nos bancos de sangue do município. O chamado consiste em finalizar o ano e iniciar 2023 com gestos que podem salvar vidas.
A campanha da Universidade foi iniciada em junho, em referência ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14/6). Quem participou na ocasião, segundo o Programa Viva Bem UFPel, da Coordenação de Saúde e Qualidade de Vida, já pode contribuir novamente. O intervalo entre as doações é, para mulheres, de três meses (três doações no ano); para homens, de dois meses (quatro vezes por ano).
Quem pode?
Para doar sangue, é preciso estar na faixa entre 16 e 70 anos incompletos, ter mais de 50kg, estar alimentado, dormir pelo menos seis horas na noite anterior e não ter ingerido bebida alcoólica no período de 12 horas. Em caso de Covid-19, deve-se esperar dez dias após ser considerado curado.
Em relação à vacinação, são necessários dois dias após a imunização contra a Gripe. Para a Covid-19, exigem-se sete dias, à exceção da CoronaVac. Em caso de administração do imunizante do Instituto Butantan, a espera é de dois dias.
Onde e Quando?
O Hemocentro Regional de Pelotas (Hemopel) (Av. Bento Gonçalves, 4569) conta com um sistema de agendamento para doação de sangue, no site da Secretaria da Saúde. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
O Serviço Hemoterapia da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas (Praça Piratinino de Almeida, 53) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (horário temporário).