Professores da UFPel são diplomados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC)

No dia 10 de outubro, ocorre o evento de Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados à Academia Brasileira de Ciências (ABC) da Região Sul 2022-2026. Dentre os cinco jovens pesquisadores de destaque na ciência nos estados sulistas que serão diplomados na ocasião estão dois docentes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel): José Rafael Bordin (área de Ciências Físicas) e Vinícius Farias Campos (área de Ciências Biológicas).

José Rafael Bordin

Os professores foram eleitos como Membros Afiliados da ABC no final de 2021 e empossados automaticamente em 1º de janeiro de 2022.

No Simpósio, os pesquisadores irão apresentar suas pesquisas. Às 14h50min, Campos falará sobre “Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Biotecnologia”. Ele utiliza técnicas de biotecnologia para buscar melhorias na criação de animais de produção, principalmente bovinos e peixes, e atua em

Vinícius Farias Campos

gestão de inovação e transferência de tecnologia. Às 16h20min é a vez de Bordin, que apresenta “Matéria Mole: do nano ao micro (e além)”. O docente estuda as propriedades de sistemas da matéria mole, que estão na interface entre química, física e biologia. Entre seus objetos de pesquisa está o uso de soluções aquosas e novos nanomateriais para descontaminação da água.

Além dos representantes da UFPel, também serão diplomados Amurabi Pereira de Oliveira (Ciências Sociais – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Markus Berger Oliveira (Ciências Biomédicas, Hospital de Clínicas de Porto Alegre), e Tiago Elias Allievi Frizon (Ciências Químicas – Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC).

A cerimônia presencial será realizada no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), situada à rua Engenheiro Luiz Englert, s/n, Porto Alegre, a partir das 14h30min. A abertura do encontro contará com a participação do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPel, Flávio Demarco.