Estação Casa de Música inicia atividades

Cooperação com a UFPel oportuniza novo espaço dedicado à música

As apresentações do Coral da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e da Orquestra Estudantil do Areal marcaram, na tarde de segunda-feira (5), o ato simbólico de entrega à comunidade da Estação Casa de Música da Cidade. O espaço de cerca de 600 m², no Largo de Portugal, ao lado da antiga Estação Férrea, será destinado ao acolhimento, à expressão e à formação musical no município. Representantes da Universidade, Prefeitura Municipal de Pelotas e Supermercado Guanabara celebraram simbolicamente, na oportunidade, o acordo de cooperação técnica, científica e cultural para utilização do pavilhão em benefício de projetos artísticos.

O documento assinado pelos dirigentes das três instituições formaliza o regime de comodato (empréstimo gratuito) da estrutura física por parte do Supermercado Guanabara. À UFPel e à Prefeitura Municipal caberá, entre outras atividades específicas, a gestão das rotinas administrativas do projeto. A Estação Casa de Música da Cidade será o local de acolhimento de grupos de música do município e região e à formação musical, tanto erudita quanto popular. O objetivo é de que o espaço seja utilizado para interação entre artistas, realização de ensaios, apresentações e oficinas de formação.

Durante o ato simbólico, a reitora da UFPel, Isabela Andrade, considerou o projeto Casa de Música um “sonho conjunto que se torna realidade”, possibilitado devido à “grande parceria” das três instituições que viabilizam o seu funcionamento. “Através desses esforços coletivos, tenho certeza de a gente ter avanço para trazer para toda a comunidade”, comemora. Na mesma linha, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Eraldo Pinheiro, ressaltou a importância da cooperação, no contexto “das mais diversas crises”, para oportunização de projetos culturais. “Espero que seja só o início de várias outras atividades que nós vamos fazer em conjunto”, idealiza.

Próxima Fase

A Universidade mobilizará as suas unidades acadêmicas e administrativas vinculadas à música, em conjunto com a pasta cultural do município de Pelotas, para iniciar o levantamento de propostas de atividades musicais e de identificação de demandas para uso do local.  As instituições definirão as rotinas para o uso compartilhado do espaço, na expectativa de acolhimento de ensaios de projetos musicais, realização de oficinas abertas e planejamento e preparação de agenda de ações artísticas. “Neste movimento de aprendizado coletivo, efetivaremos a Estação em 2022 para, nos anos seguintes, potencializarmos ao máximo tudo o que este espaço poderá oferecer em termos de arte e cultura”, projeta a coordenadora de Arte, Cultura e Patrimônio da UFPel, Eleonora Santos.