Enade 2022: Aberto prazo para preenchimento do Questionário do Estudante Concluinte

Nesta quinta-feira (1º), foi aberto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) o prazo para preenchimento do Questionário do Estudante Concluinte no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O preenchimento é feito diretamente no Sistema Enade. O prazo para preenchimento vai até o dia 26 de novembro de 2022, véspera da prova deste ano.

O Questionário do Estudante Concluinte é fase obrigatória da avaliação Enade, sendo um dos itens verificados pelo INEP para a atribuição de regularidade ao estudante concluinte. Sem o seu preenchimento, o concluinte está automaticamente irregular e não poderá colar grau até a sua regularização por ato do próprio INEP, previsto para ocorrer apenas a partir de 1º de Agosto de 2023, conforme cronograma do edital INEP nº 51/2022, que rege a edição da avaliação deste ano.

As respostas dos alunos às perguntas do Questionário do Estudante sobre “Organização Didático-Pedagógica”; “Infraestrutura” e “Oportunidades de Ampliação da Formação Acadêmica e Profissional” fazem parte das diferentes notas que irão compor a base de cálculo do Conceito Preliminar do Curso (CPC) a que o aluno está vinculado.

Outros três prazos estão abertos no momento no Enade 2022:

Alteração do Município de Aplicação da Prova – De 1º a 09 de setembro de 2022
Os alunos concluintes que estejam cursando atividade curricular obrigatória fora do município de funcionamento da sede do curso ou do polo de apoio presencial a que esteja vinculado, na data de aplicação das provas, em instituição conveniada com a IES de origem, podem solicitar aos coordenadores de curso a alteração do local de prova, para realizar a prova no mesmo município onde estiver cumprindo a respectiva atividade curricular, desde que esteja prevista aplicação de prova para sua área de avaliação naquele local.

Essa solicitação de alteração de local de prova deve ser feita pelo aluno à coordenação de seu curso e registrada no sistema Enade pelo coordenador do curso ao qual o aluno está vinculado até o dia 09 de setembro de 2022, conforme edital INEP nº 51/2022.

– Solicitação de Atendimento Especializado: De 1º a 08 de Setembro de 2022
A solicitação é efetuada pelo estudante concluinte diretamente no Sistema Enade.

O edital 51/2022 traz todos os atendimentos disponibilizados e quais documentos devem ser anexados no sistema Enade pelo aluno para efetuar a solicitação.

– Solicitação de Tratamento pelo Nome Social: De 1º a 08 de setembro de 2022

Participantes
Na UFPel, os alunos ingressantes e concluintes dos seguintes cursos foram inscritos, conforme os termos do edital da edição:

– Administração;
– Ciências Econômicas;
– Direito;
– Gastronomia;
– Gestão Pública;
– Jornalismo;
– Processos Gerenciais;
– Psicologia;
– Relações Internacionais; e
– Turismo.

O Exame integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). É uma prova realizada a cada três anos para avaliar o desempenho dos estudantes de graduação com relação aos conteúdos específicos do seu curso e a temas de
conhecimentos gerais.

O Enade é obrigatório nos cursos de graduação, e é condição prévia para conclusão de curso, colação de grau, expedição e registro do diploma dos alunos habilitados, nos termos do edital anual.

O edital do Enade 2022 apresenta orientações gerais, abordando, entre outras questões, a definição das áreas de abrangência do Exame e está disponível em Edital Nº 51, de 24 de Junho de 2022.

Todos os estudantes ingressantes e concluintes das áreas e cursos a serem avaliados foram inscritos no Exame. Apesar da obrigatoriedade de inscrição dos alunos ingressantes, esses não participam da prova, tendo sua regularidade atestada pelo ato de sua inscrição pelo coordenador de curso.

Já os estudantes concluintes, além de participar da prova, devem preencher obrigatoriamente o Cadastro de Informações Pessoais e o questionário do estudante, dentro dos prazos do edital.

O sistema Enade pode ser acessado no link enade.inep.gov.br.

Questionário do Estudante
Todos os alunos inscritos como concluintes devem preencher o Questionário do Estudante e participar da prova, que neste ano será aplicada em 27 de novembro de 2022.

O questionário do estudante possui caráter obrigatório, ficando irregular o aluno que não efetuar o seu preenchimento, impedindo, assim, a sua colação de grau.

Os estudantes devem consultar seus Colegiados de Curso para saber se estão nas listas de inscritos.

É imprescindível a leitura do Edital INEP nº 51/2022 para mais detalhes e para as regras oficiais da edição deste ano da avaliação Enade.

Quem foi inscrito?
Ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2022, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até 31 de agosto de 2022.

Concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até 31 de agosto de 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2023; e

Concluintes de cursos superiores de tecnologia: aqueles que tenham integralizado 75% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até 31 de agosto de 2022; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até dezembro de 2022.

Em caso de dúvida, o estudante deve consultar seu Colegiado de Curso para saber se está na lista de inscritos.

Quem faz a prova?
Os estudantes concluintes dos bacharelados e dos cursos superiores em tecnologia avaliados no Enade 2022, devidamente inscritos pelas coordenações de curso.

A prova está marcada para ocorrer no dia 27 de novembro de 2022, a partir das 13 horas, horário de Brasília.