Pesquisa indica prioridades para o Portal de Dados Abertos da UFPel

A Superintendência de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTIC) está realizando uma pesquisa para saber a opinião da comunidade acadêmica da UFPel sobre as prioridades para abertura das novas bases de dados no Portal de Dados Abertos da UFPel.

Para participar basta acessar https://wp.ufpel.edu.br/acessoainformacao/priorizacoes-pda-2022-2024/.

Saiba mais

O Portal de Dados Abertos da UFPel é uma concretização do Plano de Dados Abertos (PDA) da Universidade que passou a ser exigido desde 2016 com a instituição da Política de Dados Abertos do Poder Executivo. A primeira versão do PDA da UFPel foi instituída em 2018 e, em 2022, pretende-se implementar o próximo PDA, como um incremento do plano inicial, adequando, principalmente, as atualizações do conjunto de dados disponibilizados.

Os dados são abertos, quando qualquer pessoa pode livremente acessá-los, utilizá-los, modificá-los e compartilhá-los para qualquer finalidade, estando sujeito a, no máximo, a exigências que visem preservar sua proveniência e sua abertura.

O Plano de Dados Abertos (PDA), o Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) e o Plano de Transformação Digital (PTD) são encargos do Comitê de Governança Digital (CGD). De acordo com o inventário que consta no PDA da UFPel (em construção), existem hoje as seguintes bases abertas ou parcialmente abertas: o cadastro das unidades e chefias, o Sistema Eletrônico de Informações – SEI, as inscrições de processos seletivos acadêmicos e administrativos, o sistema de gestão do almoxarifado central, os dados gerais dos estudantes e dos cursos de graduação e pós-graduação, a gestão de cadastro de servidores e lotações, o gerenciamento de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, e os convênios vigentes.

Neste sentido, o planejamento do Comitê de Governança Digital (CGD) para o próximo PDA é a abertura de mais sete bases: lista dos veículos oficiais da universidade, lista das viagens realizadas com os veículos oficiais, lista dos componentes curriculares dos cursos, dados referentes às turmas ofertadas, dados referentes aos benefícios concedidos, dados dos consumos do RU agrupados por mês e dados referentes aos seguros dos alunos, agrupados por curso e turno.