Laboratório de Antropologia e Arqueologia ocupa novas instalações

Após quatro anos de trabalhos para concretizar a mudança, o Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da UFPel (LEPAARQ) passou a ocupar no início do mês de agosto suas novas instalações no prédio do Instituto de Ciências Humanas. O uso do novo espaço qualifica a estrutura do laboratório, que passa a contar com mais conforto e segurança em suas atividades.

Fundado no ano 2000, o LEPAARQ iniciou suas atividades com duas pequenas salas no prédio da rua Coronel Alberto Rosa. O mobiliário, segundo o coordenador do laboratório, Rafael Milheira, era bastante modesto e precário, e o espaço, mesmo com investimentos significativos, sempre pareceu ser um problema irremediável.

Em 2017, um novo espaço foi destinado ao setor, com a promessa de qualificar o espaço de trabalho e convivência dos participantes. Desde então, a equipe do laboratório passou a se dedicar para que, finalmente, as estruturas do setor pudessem ocupar o local. Tal processo culminou no dia 1º de agosto, quando o LEPAARQ passou a ali atender de forma regular.

Localizado no primeiro piso do Instituto de Ciências Humanas, as novas instalações do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia são compostas sala de higienização, espaço de curadoria e gerenciamento de acervos, espaço para setor administrativo e para análises de materiais. Além disso, compõe a nova estrutura uma pequena sala de aula, que poderá abrigar aulas práticas em laboratório.

Também ganhou nova sede a Reserva Técnica de Arqueologia do ICH, que agora passa a possuir espaço próprio. Essa outra mudança propicia as condições adequadas para que a estrutura seja receba reconhecimento por parte do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).