Início do conteúdo

UFPel ganha Divisão de Esporte

O esporte ganha força na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com a criação da Divisão de Esporte. O órgão, vinculado ao Gabinete da Reitoria, foi instituído com o intuito de consolidar e estimular as ações de esporte universitário na UFPel.

Como missão, a Divisão de Esporte irá viabilizar a formação de equipes desportivas para representação da Universidade em competições – universitárias e abertas – de âmbito local, estadual, nacional e internacional, além de desenvolver ações que contemplem a iniciação desportiva e outros aspectos relacionados à promoção do esporte universitário. Essa atuação deverá promover a conexão entre ensino, pesquisa e extensão e um espaço de integração entre a comunidade acadêmica e a sociedade.

O novo órgão irá aprimorar e ampliar tudo que já vem sendo realizado no âmbito esportivo da Universidade, como os Jogos da UFPel, Iniciação ao Handebol Escolar, o projeto Jogando para Aprender, o Vem Ser Pelotas, a atuação Multidisciplinar no Futsal – intervenção da UFPel nas Categorias de Base do Clube Brilhante, a atuação Multidisciplinar no Futebol de Alto Rendimento – Intervenção da UFPel nas Categorias de Base do Grêmio Esportivo Brasil e as 13 equipes de competição da UFPel.

O diretor de Esporte, Márcio de Almeida Mendes, destaca que a Divisão de Esporte será determinante para uma melhor organização, planejamento e execução das ações de Esporte na Universidade. “Tenho convicção que esta institucionalização do Esporte na UFPel nos permitirá consolidar o que já vem sendo realizado e ainda futuramente ampliar nossas contribuições ao Esporte Universitário, à Universidade e à comunidade de Pelotas”, analisa.

O diretor ressaltou ainda o envolvimento de estudantes e servidores comprometidos com a temática do Esporte da Universidade muito antes da criação da Divisão de Esporte. “A institucionalização das nossas ações esportivas, por meio da Divisão de Esporte, foi mais uma grande conquista originada do comprometimento dessas pessoas”, pontua.

Grupo
A Divisão de Esporte é composta por um Diretor de Esporte e nove conselheiros. São eles:
– Márcio de Almeida Mendes – Diretor de Esporte
– Eduardo Merino
– Eraldo Santos Pinheiro
– Fernanda Souza Teixeira
– Gustavo Dias Ferreira
– Marcelo Olivera Cavalli
– Mario Renato de Azevedo Junior
– Rodolfo Novellino Benda
– Rose Méri Santos da Silva
– Rafaela Cavalheiro do Espírito Santo

Contato
A Divisão de Esporte pode ser contatada pelo e-mail divisao.esporte@ufpel.edu.br.

Conheça um pouco do que já é desenvolvido

Equipes competitivas
A UFPel tem 13 equipes no total, considerando ambos os naipes (feminino e masculino), de diferentes modalidades: Basquetebol, Futsal, Handebol, Judô, Rugby, Tênis de Mesa e Voleibol. São duas equipes de cada modalidade, com a exceção do Voleibol, que possui uma equipe.

Esses grupos representam a Universidade em diversas competições. Nas equipes e comissões técnicas estão atletas de diferentes cursos, apresentando ações que contemplam ensino, pesquisa e extensão.

No segundo semestre, será reativada a modalidade do Futsal e terá início um projeto de equipe competitiva no Voleibol masculino.

Jogos da UFPel (JUFPel)
Criado em 2013, os Jogos da UFPel chegaram, em 2019, à sua 7ª edição. Contemplam modalidades individuais e coletivas. Anualmente, contam com a participação efetiva dos discentes, mobilizando aproximadamente 800 estudantes.

O evento serviu de motivação para a estruturação de várias Associações Atléticas Acadêmicas (AAAs) e tem envolvimento direto dos alunos, desde o projeto, passando pela organização, até a execução de todas as suas etapas.

Iniciação ao Handebol Escolar na UFPel
O projeto tem como objetivo geral disseminar, potencializar e qualificar a prática da iniciação ao Handebol na comunidade escolar de Pelotas. São dois eixos de ações: a realização de oficinas de iniciação ao Handebol, efetivadas nas diferentes escolas do município, e a formação de um grupo de Handebol de base, envolvendo estudantes de Pelotas, na faixa etária de dez a 14 anos, de ambos os sexos, que ocorre no ginásio da Escola Superior de Educação Física (Esef).

A proposta também busca tornar vivos e potentes os princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica dos (as) graduandos (as) envolvidos (as). A implementação do projeto está a cargo dos estudantes de Educação Física, sob a supervisão e orientação de professores da Esef.

Jogando para Aprender
Oportuniza às crianças da rede escolar pública uma aproximação plural com o esporte por meio da utilização de jogos e brincadeiras. As aulas são ministradas por estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física, de acordo com o método de iniciação esportiva “Universal”, atendendo cerca de cem crianças.

O projeto de extensão propõe turmas de iniciação esportiva geral, com atividades realizadas em turmas do primeiro ao quinto ano em escolas estaduais do município de Pelotas.

Vem Ser Pelotas
O programa Vem Ser Pelotas é composto por projetos relacionados ao “esporte saúde” e ao “esporte desempenho”. O objetivo é diagnosticar os aspectos relacionados à saúde e ao desempenho motor de escolares de dez a 17 anos e a partir dos diagnósticos desenvolver projetos de intervenção de acordo com o perfil e necessidades físicas dos escolares. Abrange mais de 6,8 mil escolares.

Atuação Multidisciplinar no Futsal: Intervenção da UFPel nas Categorias de Base do Clube Brilhante
O projeto se caracteriza por realizar uma cooperação mútua de atuação junto ao Clube Brilhante – o qual possui equipes competitivas de categorias de base no Futsal -, com acesso e trocas de experiências nas atividades desses grupos.

O projeto multidisciplinar oportuniza a interação entre as duas instituições, com execução de ações de extensão e pesquisa em áreas como Fisioterapia, Educação Física e Nutrição.

Atuação Multidisciplinar no Futebol de Alto Rendimento: Intervenção da UFPel nas Categorias de Base do G. E. Brasil
Semelhante ao projeto com o Clube Brilhante, a atuação multidisciplinar no Grêmio Esportivo Brasil busca, dentre outros aspectos, desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Educação Física, Nutrição, Odontologia e Psicologia, oportunizando aos acadêmicos vivência no âmbito do esporte de alto rendimento, auxiliando na formação acadêmica e formação dos atletas das categorias de base.

Disponibiliza os resultados identificados nas ações ao Clube, com intuito de crescimento e aproximação do conhecimento científico à aplicação prática, inserindo o conhecimento universitário no esporte de alto rendimento.