Início do conteúdo

Conversas sobre Caminhografia Urbana recebe Débora Allemand

Na próxima segunda-feira (06), às 17h, o projeto “Conversas sobre Caminhografia Urbana” promove uma sessão de diálogo com a arquiteta Débora Allemand. A transmissão ocorrerá em sala que pode ser acessada neste link: https://meet.google.com/fin-rpcb-oaq.

A atividade integra o projeto que busca, a partir de entrevistas, investigar ideias e conceitos que envolvem experiências em “caminhografia urbana”. Para tanto, serão entrevistados mestrandos, pesquisadores, arquitetos, artistas envolvidos com a temática. A programação completa do evento, sempre às segundas-feiras, está disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/caminhografiaurbana/encontrar/.

O projeto faz parte da pesquisa “Caminhografia Urbana”, realizada pelo Laboratório de Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFPel, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Currículo

Débora Souto Allemand é professora de Dança do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da mesma Universidade. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pelo Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas, com o trabalho intitulado “Corpografias da Cidade através da Dança: o uso da rua pelo …AVOA! Núcleo Artístico”. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e Licenciatura em Dança, ambas pela Universidade Federal de Pelotas (2013 e 2015). Foi professora de Dança contratada no município de Pelotas, atuando nas Escolas Nestor Crochemore e Erasmo Braga com Ensino Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. Foi professora substituta no curso de Dança-Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas, na área de Análise do Movimento e Processos criativos (Maio/2016 a Abril/2018). Pesquisadora nos Grupos de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq) e GESTE – Grupo de Estudos em Teatro e Educação. Foi bailarina e coordenadora do Grupo Artístico Caminhos da Dança na Rua (2015-2018). Como artista da dança, tem experiência com dança contemporânea, danças urbanas e intervenções urbanas. Pesquisa relações entre Dança, Educação e Espaço.