Oficina discutirá planejamento estratégico em programas de pós-graduação
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, por meio de seu Núcleo de Interdisciplinaridade, Avaliação e Planejamento da Pós-graduação (NIAPP), finaliza os preparativos para a realização da primeira Oficina de Capacitação em Planejamento Estratégico para Programas de Pós-Graduação da UFPel.
A atividade tem como objetivo principal ser um espaço para estimular, capacitar e orientar os PPGs a refletirem e desenvolverem seus próprios planejamentos estratégicos, considerando as especificidades de cada área do conhecimento e de cada programa em particular. O planejamento estratégico do programa (PEP) é uma ferramenta de organização, no qual são definidos sua finalidade e propósito e seus limites de atuação, tendo como suporte reflexões como o contexto onde se encontra o PPG, suas expectativas e as ações a serem tomadas.
Cada vez mais o processo de avaliação dos programas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) tem estimulado que os PPGs pensem e elaborem estratégias de avaliação e planejamento de ações. Em algumas áreas, inclusive, a apresentação do PEP já passou a ser obrigatória. No entanto, segundo a organização, parece salutar que cada programa reflita sobre sua situação atual e planeje sua atuação futura a partir do estabelecimento de metas.
A oficina será organizada com dois blocos, um reunindo os PPGs com notas 3 e 4 e outro com os programas com notas 5, 6 e 7. Cada um deles participará de dois momentos de encontro em datas distintas, tratando dos aspectos de planejamento institucional e do planejamento estratégico do programa, respectivamente. As datas previstas para realização são 29 de abril e 6 de maio, para os PPGs de conceitos 3 e 4, e 13 e 20 de maio, para os PPGs 5, 6 e 7.
Sugere-se que participem da oficina coordenadores, coordenadores adjuntos e os técnicos administrativos de cada programa, que poderão ser substituídos por outro docente a critério do PPG.
Os PPGs que se envolverem no desenvolvimento de seus respectivos planejamentos estratégicos (PEP) terão suporte do NIAPP sempre que demandarem.