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Atividades do PET UFPel são adaptadas durante período remoto

Consolidado há mais de 30 anos na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o Programa de Educação Tutorial (PET) já envolveu mais 1,2 mil “petianos”, integrantes de variados cursos de graduação, em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, mantendo suas atividades de maneira adaptada durante a pandemia de Covid-19.

No ano de 2020, o Programa necessitou passar por uma reestruturação e reorganização das ações feitas pelos Grupos, fazendo ajustes e adaptações para o cumprimento das regras sanitárias necessárias no período de isolamento social. Nesse sentido, os 15 grupos ativos no PET adaptaram suas atividades para o formato remoto.

A professora e Interlocutora Institucional dos Grupos PET da UFPel, Carine Corcini, comenta que um dos maiores desafios no ensino remoto esteve nas ações direcionadas à comunidade externa da UFPel, que em alguns casos tiveram menor adesão, principalmente dos mais pobres, que não têm acesso à internet ou a dispositivos eletrônicos para acompanhá-las. “Alguns Grupos PET, reconhecendo essas dificuldades, aderiram às campanhas de solidariedade e auxílio aos grupos vulneráveis realizadas pela UFPel, mas mesmo assim a participação da comunidade não foi numericamente a mesma de antes da pandemia”, disse.

Nesse sentido, Carine também explica que as ações desenvolvidas pelo PET permitem ao estudante uma formação global, oportunizando experiências acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão mais imersivas comparado a uma trajetória acadêmica tradicional. “Nesse contexto, os Programas com financiamento, como o PET, assumiram um papel de maior protagonismo, sendo muito importantes para a permanência e para a qualidade da formação dos alunos que o integram”, avalia.

Vídeo
Conheça neste vídeo um pouco mais do que os grupos 15 PETS da UFPel estão desenvolvendo.

Veja a listagem de grupos PET da UFPel e seus respectivos tutores:
PET Educação – Profa. Cristina Maria Rosa
PET Física – Prof. Fernando Jaques Ruiz Simões Junior
PET Meteorologia – Prof. André Becker Nunes
PET Agronomia – Profa. Danielle Ribeiro de Barros
PET Conservação e Restauro – Profa. Daniele Baltz da Fonseca
PET Diversidade e Tolerância – Profa. Lorena Almeida Gill
PET Artes Visuais – Profa. Nádia da Cruz Senna
PET Engenharia Hídrica – Profa. Viviane Santos da Silva Terra
PET Educação Física – Profa. Mariângela da Rosa Afonso
PET Odontologia – Prof. Josué Martos
PET Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (GAPE) – Profa. Heloisa Helena Duval de Azevedo
PET Fronteiras – Saberes e Práticas Populares – Profa. Denise Marcos Bussoletti
PET Arquitetura e Urbanismo – Prof. André de Oliveira Torres Carrasco
PET Computação – Prof. Leomar Soares da Rosa Junior
PET Engenharia Agrícola – Prof. Maurizio Silveira Quadro
Interlocutora Institucional dos Grupos PET da UFPel – Profa. Carine Dahl Corcini
Pró-Reitora de Ensino da UFPel – Profa. Maria de Fátima Cóssio

Sobre o PET
Iniciativa criada no ano de 1979, o Programa de Educação Tutorial (PET), consiste na organização de grupos dos cursos de graduação das instituições de ensino superior do país (IES), focados no primórdio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

O Programa consiste em um componente essencial para o firmamento de um ambiente de cooperação da cultura escolar no Brasil, ultrapassando o âmbito escolar e atingindo o contexto socioambiental.

Durante o período de 20 anos, o programa esteve perante a supervisão e juízo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), trocando seu vínculo em 2000 para a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC).

A formação de um grupo de estudantes ligados a um curso de graduação ou assunto particular para desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão contando com a orientação e apoio de um professor tutor busca garantir aos alunos a oportunidade de aumentar a experiência durante sua formação acadêmica e cidadã, acrescentando a perspectiva educacional convencional.

Para a professora Carine Corcini, ao promover ações de ensino, pesquisa e extensão, de maneira articulada, o PET permite uma formação global, tanto do aluno bolsista quanto dos demais estudantes do curso, proporcionando-lhes uma compreensão mais integral do que ocorre consigo mesmo e no mundo. Ao mesmo tempo, a multiplicidade de experiências contribui para reduzir os riscos de uma especialização precoce. “A ação em grupo e a dedicação ao curso permitem desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, facilitar a compreensão das características e dinâmicas individuais, bem como a percepção da responsabilidade coletiva e do compromisso social”, disse.

Dessa forma, a interlocutora institucional destaca que a participação variada de cursos de graduação possibilita o desenvolvimento de ações importantes para o público externo à UFPel. “A comunidade externa é beneficiada principalmente pelas ações extensionistas dos Grupos, como, por exemplo, as diversas campanhas solidárias de auxílio às populações mais vulneráveis e também por atividades que visam, através da troca de saberes, disseminar conhecimentos específicos dos cursos/temas dos Grupos PET para a comunidade”, conclui.

Ações durante a pandemia
Durante a pandemia o PET Educação Física manteve suas ações de forma remota, promovendo reuniões semanais dando continuidade em seu planejamento anual. Através das redes sociais, o grupo organizou ações de incentivo a atividades de entretenimento, lazer, ensino e saúde durante o isolamento social.

Já o PET Artes Visuais continuou com reuniões semanais no formato remoto, na finalidade de abordar os projetos do grupo e possíveis novidades. Utilizando-se de ferramentas virtuais, os “petianos” promoveram ações, oficinas e eventos que contavam com a participação dos alunos do curso.

As ações do PET Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (GAPE), contam com o envolvimento de 12 bolsistas e as atividades executadas pelo grupo são divididas em ações que necessitaram ser adaptadas e outras criadas para suprir as demandas geradas pela pandemia.

O PET Física promoveu ações de forma remota durante o período de isolamento, promovendo atividades de ensino e pesquisa entre alunos, professores, pesquisadores e servidores.

Com surgimento em 1992, o PET Odontologia conta atualmente com a colaboração de 13 “petianos”. Durante o período de pandemia, o grupo praticou adaptações em suas ações para funcionar no formato remoto, promovendo reuniões semanais e direcionando o foco para a criação de conteúdos nas redes sociais, atividades de ensino e pesquisa do curso.

O PET Educação manteve suas ações de forma remota, contando com a continuidade e desenvolvimento de mais de 12 projetos.

Já o PET Diversidade e Tolerância continuou com suas atividades durante o isolamento, envolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão durante o período pandêmico.

Adaptando atividades para o formato remoto, o PET Engenharia Hídrica promoveu reuniões semanais para debater o andamento dos projetos já existentes e a implementação de novas ações. Nesse sentido, o uso das redes sociais e ferramentas virtuais tornaram-se aliadas do grupo, contribuindo na divulgação de conteúdos de temas ambientais e recursos hídricos.

O PET Meteorologia manteve ações de forma adaptada no período remoto e estimulou a práticas de oficinas, eventos, debates, atividades de pesquisa e integração entres os estudantes.

Contando com a colaboração de 14 “petianos”, o PET Conservação e Restauro esteve em ação no período remoto com ações de ensino e pesquisa.

Já o PET Agronomia adaptou suas atividades para o formato remoto e promoveu ações de ensino e extensão para os alunos do curso.

 

Publicado em 09/11/2021, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags Grupos Pet, PET, PRE, Pró-Reitoria de Ensino.