Brechó Solidário em favor do Hospital Escola retorna no dia 8

Após um ano e nove meses sem ocorrer em função da pandemia, o Brechó Solidário em favor das ações de humanização do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) retorna na semana que vem, de 8 a 12 de novembro. A previsão é de que a ação volte a ser promovida bimestralmente, no mesmo local, atualmente de propriedade dos Distritos Sul 1 e 2 da Comunidade Luterana, responsável pela Capelania Hospitalar da instituição.

A Capelania Hospitalar Luterana surgiu há 15 anos no intuito de atender pastoralmente pacientes e suas famílias. Com o crescente reconhecimento na área de saúde para o âmbito da espiritualidade, este trabalho foi expandindo para ações sociais necessárias no contexto de tratamento de saúde e hospitalização. O local onde já acontecia o brechó foi adquirido e reformado para proporcionar um melhor espaço de vendas e acolher familiares de pacientes de outros municípios que não possuam local para se estabelecerem em Pelotas durante a internação do familiar. “Vínhamos sonhando em oferecer um espaço para hospedagem e para dar continuidade a este projeto tão bonito do brechó”, destacou pastor Cláudio Santos, responsável pela Capelania.

O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) que anteriormente realizava o brechó, agora passa a trabalhar com foco na implantação da Política Nacional de Humanização (PNH) no ambiente interno do HE. “A receita do brechó beneficia nossos pacientes, e ter o apoio e parceria da Capelania nesse importante projeto é fundamental e gratificante”, explicou a superintendente do HE, Samanta Madruga.
“Como disse nosso Senhor, Jesus, em Mateus (25,36): ‘Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim’, nada mais coerente do que ajudar a cuidar aqueles que cuidam”, reforçou pastor Cláudio.

SERVIÇO – O Brechó Solidário acontece de 8 a 12 de novembro, das 10h às 17h, na rua Voluntários da Pátria, 1631.

Publicado em 05/11/2021, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Brechó, Brechó Solidário, HE, Hospital, Hospital Escola.