UFPel realiza doações a kaingangs expulsos de sua aldeia

Neste último sábado (23), a Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODIn), representada pela coordenadora Airi Sacco, e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), representada pela pró-reitora em exercício Rosane Brandão, realizaram a entrega de mais de meia tonelada de alimentos, produtos de higiene e limpeza às famílias indígenas Kaingang que foram expulsas de suas casas na aldeia de Serrinha.

A iniciativa da CODIn e da PRAE, que contou com o apoio de todo o grupo de gestão da UFPel, visa amenizar a situação de extrema precariedade na qual a comunidade está vivendo desde que começou a ser perseguida em decorrência do arrendamento ilegal de terras indígenas na localidade em que moravam.

Alessandra Ferreira, estudante do curso de Educação Física da UFPel, agradeceu à universidade em nome de sua família: “O momento é de choro de felicidade. Quero que saibam que vocês foram a nossa luz em meio à escuridão em que estávamos”. No grupo atendido, havia outra estudante, Angélica Fortes, do curso de Enfermagem da UFPel, que também reforçou a importância da universidade na sua vida e na vida de seus familiares: “Nos expulsaram da nossa casa, tiraram tudo que nós tínhamos, mas o conhecimento é algo que ninguém tira de nós”.

Segundo a reitora Isabela Andrade, a Universidade está à disposição para auxiliar com tudo o que estiver ao alcance de suas possibilidades: “A UFPel está consternada com a situação e espera que as autoridades federais atuem de maneira célere e efetiva para que as violências cessem e nossas estudantes e suas famílias possam retornar para suas casas”.

Enquanto isso não ocorre, mais de 40 pessoas estão vivendo em uma única casa, em localidade que não pode ser divulgada, em condições precárias. Com a necessidade por alimentos momentaneamente solucionada, as estudantes solicitaram que quem quiser e puder auxiliar com doações financeiras utilize a chave PIX +5554999285005, em nome de Alessandra Ferreira.