UFPel participa da 95ª edição da Expofeira de Pelotas

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) mais uma vez participa ativamente da Expofeira. O evento ocorre entre os dias 4 e 10 de outubro na Associação Rural de Pelotas (ARP) e contará com uma série de atividades da Universidade. A 95ª edição da Expofeira marca o retorno do público ao Parque Ildefonso Simões Lopes e ocorrerá de forma híbrida com atividades presenciais e online.

Cerimônia de Abertura

Foi em clima de comemoração e esperança pela retomada gradual das atividades presenciais que ocorreu, na manhã desta segunda-feira (4), a abertura oficial do evento com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais. A mesa de abertura da cerimônia contou com a presença do presidente da ARP, Rodrigo Gonzales, do presidente do Sindicato Rural de Pelotas, Fernando Rechsteiner, do chefe-diretor da Embrapa Clima Temperado, Roberto Pedroso, do deputado federal Daniel Trzeciak, da prefeita Paula Mascarenhas e da secretária estadual de Agricultura Silvana Covatti que destacaram, além do retorno das atividades no Parque, as dificuldades e superações do agronegócio durante a Pandemia, bem como os caminhos para o futuro.

A reitora Isabela Andrade esteve presente e em sua fala destacou a importância da Expofeira e da pesquisa para o desenvolvimento da região. “A Universidade é parceira de longa data da Expofeira, da Associação Rural de Pelotas e da Azonasul com diversas atividades em conjunto. Já temos diversas parcerias da porteira para fora e estamos trabalhando na construção de atividades da porteira para dentro”, disse.

Isabela ainda destacou as semanas acadêmicas dos cursos de Agronomia e Zootecnia que estão ocorrendo dentro da programação da Expofeira, além de atividades e palestras dos cursos de Meteorologia, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola, Engenharia Industrial Madeireira entre outros.

Programação da UFPel na Expofeira

Dia 5

14h – Seminário VETSul 50 anos – Virtual

Dia 6

14h – Semana Acadêmica da Zootecnia – minicurso Produção e Qualidade do Leite – Presencial – CASA DA AMIZADE

20h – Solenidade 50 anos VETSul – Presencial – CASA DA AMIZADE

Dia 7

08h30min – IV Simpósio Equinos Zooequi – Semana Acadêmica da Zootecnia – Construção de um cavalo atleta – Virtual

10h – IV Simpósio Equinos Zooequi – Semana Acadêmica da Zootecnia: Nutrição e Manejo de equinos – Virtual

13h30min – Semana Acadêmica da Zootecnia – A equoterapia como um projeto de Extensão Institucional – Virtual

15h30min – Semana Acadêmica da Zootecnia – Certificação do bem-estar de equinos – Virtual

Dia 8

09h30min – Semana Acadêmica da Zootecnia – Abelhas: Polinizadores em risco – Virtual

13h30min – Semana Acadêmica da Zootecnia – Produção e particularidades dos bubalinos – Virtual

15h30min – Semana Acadêmica da Zootecnia – Como iniciar uma piscicultura sustentável – Virtual

17h30min – Semana Acadêmica da Zootecnia – Comportamentos de cães protetores de ovinos – Virtual

Dia 9

14h – Semana Acadêmica da Zootecnia – Manejo de rebanhos com cães da raça Border Collie – Presencial – CASA DA AMIZADE

16h30min – Semana Acadêmica da Zootecnia – Manejo básico de ovinos – Presencial – CASA DA AMIZADE

As atividades virtuais podem ser acessadas mediante cadastro no site https://www.expofeirapelotas.com.br/.

Foto: Carlos Queiroz