Boletim Meteorológico: massa de ar frio predomina no RS

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMet) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise apresentada nesta segunda-feira (04) indica que uma massa de ar frio predomina no estado.

De acordo com o boletim, a primeira semana de outubro terá predomínio de um sistema de alta pressão, provocado por uma massa de ar frio oriunda da Argentina e do Uruguai. As mínimas entre terça e quarta-feira serão de 4˚C em Rivera, 5˚C em Jaguarão e Piratini, 8˚C em Pelotas e Ijuí, 10˚C em Rio Grande e 11˚C na Capital. As tardes serão agradáveis, com máximas entre 20 e 25˚C.

Na metade norte do estado, algumas instabilidades poderão ocorrer ainda na terça e quarta-feira, principalmente próximo à divisa com Santa Catarina.

No final de semana, instabilidades começam pelo noroeste do estado na sexta-feira e evoluem para o interior do estado e capital durante o sábado e o domingo. Há necessidade de acompanhamento diário das previsões para possíveis tempestades.

Previsões e análises

O boletim apresenta, ainda, a tendência para a semana de 12 de outubro, que é de tempo instável com muita nebulosidade, especialmente nas áreas próximas ao litoral. As temperaturas serão agradáveis, acima de 15˚C pela manhã e tardes com 25˚C. De acordo com o CPMet, a primavera e o verão são estações de muita variabilidade e, portanto, faz-se necessário o acompanhamento das previsões atualizadas e de curto prazo.

O Boletim também traz a previsão climática para a primavera e a previsão climática para o trimestre outubro-novembro-dezembro, que é de chuvas abaixo da média.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMet, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.