Nova edição da revista Pixo aborda as pequenas cidades

Está no ar a 19ª edição da revista Pixo. Nesta edição, a temática abordada é Pequenas Cidades. Ela foi dirigida dirigida por Angela Maria Endlich e Luana Pavan Detoni, pesquisadoras do grupo de pesquisa Mikripoli: Rede de Pesquisadores de Pequenas Cidades, integrado por investigadores de diversas instituições brasileiras.

Este primeiro volume, resultante da chamada “Pequenas Cidades: capturas diversas acerca desses espaços e experiências do menor”, apresenta um conjunto de trabalhos que reflete sobre o planejamento e a gestão das pequenas cidades e localidades. Os trabalhos expõem múltiplas apreensões acerca das cidades pequenas; alguns autores abordaram a temática como questão central de análise teórica ou metodológica, outros como recorte territorial. O volume apresenta uma importante diversidade de territórios, assim como de epistemologias abordadas.

A revista Pixo é uma iniciativa conjunta dos grupos de pesquisa Cidade + Contemporaneidade, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU), da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e Arquitetura, Derrida e Aproximações, do Programa de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura (PROPAR), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O periódico pode ser acessado neste link.