UFPel promove 2º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul
A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, de 02 a 12 de setembro, o 2º Festival Internacional de Videodança do Rio Grande do Sul (FIVRS). O evento tem a proposta de promover e visibilizar reflexões e debates sobre o tema. A mostra principal do festival ocorrerá de maneira virtual, on-line e gratuita.
A Videodança é uma arte híbrida que imbrica as linguagens das artes do vídeo, da dança, do corpo e do movimento. Segundo os organizadores, isso ocorre em um amplo espectro de conformações que, em sintonia com as transformações tecnológicas, socioculturais e artísticas, está em constante devir, expandindo-se e ressignificando-se em diferentes ambientes e plataformas, e, pouco a pouco, definindo seu espaço no campo das artes nacional e internacional.
O FIVRS nasceu do encontro dos projetos de investigação das professoras pesquisadoras Rosângela Fachel e Carmen Anita Hoffmann, como uma proposta artística e curatorial extensionista, realizada no âmbito do Mestrado em Artes Visuais e do Curso de Dança da UFPel em parceria com a Fundação Ecarta de Porto Alegre e com o apoio da Red Iberoamericana de Investigación en Narrativas Audiovisuales – RedINAV, do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e do Museu Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG), com o intuito de investigar e de promover a videodança na região sul do Brasil.
Os vídeos inscritos têm temática livre e duração máxima de dez minutos. O Festival recebeu 139 inscrições. A seleção das videodanças que serão exibidas na mostra está sendo realizada por uma comissão avaliadora convidada e o resultado deve ser divulgado nesta sexta-feira (20).
Demais informações podem ser acessadas também na página do evento no Facebook e no Instagram.