Depoimentos sobre memórias culturais e afetivas na UFPel podem ser enviados até o dia 30 de julho
A Rede de Museus prorrogou o prazo para envio de depoimentos para a campanha “Você na UFPel: memórias culturais e afetivas – Modos de Ser e Viver a UFPel – Pelotas como cidade universitária”, atividade que vai compor a programação da 9ª edição do Dia do Patrimônio 2021. Professores, ex-professores, alunos, x-alunos, funcionários, ex-funcionários e admiradores da UFPel podem encaminhar seus relatos até o dia 30 de julho.
Sobre a campanha
A Rede de Museus da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) participa da 9ª edição do Dia do Patrimônio da Secretaria Municipal da Cultura. O evento, anualmente promovido pela Prefeitura de Pelotas, terá como tema neste 2021 “Memórias Culturais: revisitando modos de ser e viver”, e será realizado na semana do dia 17 de agosto. A Rede de Museus participará com o mote “Você na UFPel: memórias culturais e afetivas – Modos de Ser e Viver a UFPel – Pelotas como cidade universitária”. Para tanto, convida professores, ex-professores, alunos, ex-alunos, funcionários, ex-funcionários e admiradores da UFPel para participarem da campanha.
Integrado à celebração estadual, que este ano tem como tema a “Educação Patrimonial”, o evento também se integra ao celebrado nacionalmente – Dia do Patrimônio Cultural − comemorado em 17 de agosto, em alusão ao nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, um dos fundadores do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e diretor da instituição por 30 anos.
Na qualidade de patrimônio da cidade de Pelotas e região a UFPel vem, ao longo dos seus 52 anos, transformando modos de ser e viver da cultura local, regional e, sobretudo, das pessoas: estudantes, professores, funcionários e cidadãos em geral. Num processo vivo e intenso, pulsado e impulsionado pelas diversificadas ciências e engenharias, aliadas à linguística, letras e artes, regidas pelas atividades de ensino, pesquisa e extensão.
São muitas histórias, conquistas, transformações que ano após ano são construídas, realizadas, tendo as pessoas como protagonistas. “Assim, suas memórias são muito importantes para que possamos contextualizá-las com o que estamos propondo à celebração do Dia do Patrimônio em Pelotas”, destacam os organizadores.
Como participar
“Você na UFPel: memórias culturais e afetivas”
Modos de Ser e Viver a UFPel
Pelotas como cidade universitária
Participe dando seu depoimento: em um vídeo breve (um minuto), ou através de um texto e ou imagem contando sua história na UFPel, na cidade universitária. Relembre suas memórias culturais e afetivas, reviva um momento de sua vida em Pelotas que tenha sido importante na sua história com a cidade, com seus modos de ser e viver. Os depoimentos serão incluídos e divulgados nas ações da Rede de Museus da UFPel dentro das celebrações do Dia do Patrimônio 2021.
O contato pode ser feito por e-mail (redemuseusufpel@gmail.com) ou através do Messenger do Facebook. É necessário enviar nome completo, formação, quando morou em Pelotas e cidade atual. Vídeos e áudios devem ter no máximo um minuto de duração. Com o texto, o participante também deve enviar uma foto sua.
O material enviado será publicado nas redes sociais da Rede de Museus durante as celebrações do Dia do Patrimônio (17 de agosto).
Os áudios serão veiculados na Rádio Federal FM 107,9.