Aberta chamada para interessados em participar do projeto “Ciência Fora da Caixa”

O projeto de extensão “Tirando a Ciência da Caixa Preta: divulgando o conhecimento na era digital”, chamado também de “Ciência Fora da Caixa”, vinculado ao curso de Biologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), está com chamada aberta até o dia 21 de julho para seleção de alunos e colaboradores de diferentes áreas interessados em divulgação científica.

A iniciativa pretende divulgar conteúdos, métodos, processos e conceitos científicos em uma linguagem didática, de modo a compartilhar com a sociedade ações desenvolvidas na Universidade.

De acordo com os organizadores, o projeto busca criar mecanismos de comunicação amplos para a divulgação de conteúdos científicos que não são considerados na grande mídia e, mais importante ainda, sobre o pensamento e método científico e os processos acadêmicos e humanos por trás dos produtos científicos. “Somos conscientes de que a ciência, seus conceitos, métodos e produtos ficam geralmente longe do alcance da sociedade em geral, parecendo fechados dentro de uma caixa preta de difícil acesso. Neste projeto pretendemos contribuir para tirar a ciência (ou parte dela) desta caixa preta”, contam.

A divulgação digital deverá ser feita pelas redes sociais, que serão nutridas com produtos de divulgação cientifica em formato de vídeos, imagens e textos produzidos pela equipe. Em todos os casos, o grupo utilizará uma linguagem acessível e compreensível para o público em geral, porém, mantendo o compromisso com informação balizada pelo rigoroso método científico.

Neste sentido, o projeto pretende criar uma equipe com integrantes de áreas variadas para contribuir e agregar abrangência nas atividades realizadas.

O formulário para de inscrição pode ser acessado aqui.

Em caso de dúvidas, contate a organização pelo e-mail: cienciaforadacaixa2021@gmail.com.