Visões do Rural: ação extensionista da Antropologia resulta em Exposição Virtual
Em tempos pandêmicos, de ensino remoto, a Exposição Virtual Visões do Rural foi o caminho encontrado para colocar em interlocução jovens graduandos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) – dos cursos de Antropologia, Ciências Sociais e Agronomia – e educandos da Escola Família Agrícola da Região Sul (EFASUL). A exposição será inaugurada nesta quarta-feira (07), na página do Museu da Bibliotheca Pública Pelotense.
A partir das imagens, a Exposição propõe colocar em diálogo múltiplas visões do rural. Em uma sociedade contemporânea marcada por elementos de proximidade, material e simbólica, entre campo e cidade, as imagens trazem à luz alguns desses cruzamentos.
A experiência da EFASUL foi estruturada a partir da pedagogia da alternância que acolhe jovens originários da agricultura familiar, assentamentos rurais e comunidades quilombolas de municípios de toda a região.
Inserido no processo de curricularização da Extensão da UFPel, este é o produto da ação extensionista realizada no âmbito da disciplina Antropologia Rural (ministrada pela professora Renata Menasche), do Curso de Bacharelado em Antropologia, em iniciativa vinculada ao Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA) e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação, Consumo e Cultura (GEPAC), construída em parceria com a EFASUL.