Boletim Meteorológico aponta semana de frio e pouca chuva

O Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPMET) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou mais um boletim especial semanal de previsão meteorológica. A análise apresentada nesta segunda-feira (14) indica que a semana permanece com dias agradáveis, noites frias e geadas no amanhecer.

De acordo com o boletim, o vento sul segue atuando no estado, mantendo o céu parcialmente nublado com períodos de sol na maioria das regiões do Rio Grande do Sul. A partir de quinta-feira algumas instabilidades poderão ocorrer na zona sul e litoral devido à umidade oriunda do oceano. No final de semana, as chuvas podem retornar de forma esparsa devido à passagem de um sistema frontal. Os maiores volumes de chuva ocorrerão no norte do estado associados com sistemas convectivos que se formarão em Santa Catarina.

As mínimas ainda ficarão próximas a 5˚C nas regiões da campanha, zona sul, oeste, norte e serra. No litoral e capital as mínimas ficarão em torno de 9 e 10˚C. As máximas não serão superiores a 18˚C na maior parte do estado.

Previsões e análises

O boletim tem, ainda, a tendência para a segunda semana de junho. Ela deverá ser de muito frio e com pouca chuva. Geadas e nevoeiros são esperados ao longo do período. A previsão climática para o trimestre junho-julho-agosto é de chuvas abaixo da média.

O conteúdo do boletim foi elaborado de forma colaborativa entre a equipe do CPMET, PET Meteorologia, alunos e professores de graduação e pós-graduação da Faculdade de Meteorologia da UFPel.