Curso de Gestão Ambiental realiza Tour Virtual pela Itaipu Binacional

Alunos e professores do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul realizaram ontem (28/04) Tour Virtual pela Itaipu Binacional, localizada na cidade de Foz do Iguaçu/PR, fronteira Brasil – Paraguai. A atividade fez parte das iniciativas da disciplina Geopolítica Ambiental, Fronteiras e Governança Internacional, e Política Ambiental Brasileira.

Na oportunidade, os alunos puderam acompanhar as ações e projetos socioambientais da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. De acordo com o professor Maurício Pinto da Silva o Tour Virtual surgiu da necessidade de atender à demanda das instituições de ensino, e se constitui em uma excelente oportunidade, que na prática proporciona uma aula geral sobre Itaipu em todos os seus aspectos, especialmente os ambientais.

Para o professor João Carlos Koglin, coordenador do curso de Gestão Ambiental, o Tour Virtual possibilitou aos alunos complementar os conhecimentos adquiridos no curso. Destaca ainda os aspectos relacionados aos conflitos ambientais para a Gestão dos Recursos Hídricos, tema abordado na disciplina de Política Ambiental Brasileira. A estudante e monitora/bolsista da disciplina de Geopolítica Ambiental Marizane Fonseca Duarte destacou que embora virtualmente foi possível visualizar e relacionar os temas estudados ao longo do curso, principalmente nestas duas disciplinas, algo importante para a formação dos Gestores Ambientais.

Ainda de acordo com o professor Maurício, para agendar o Tour Virtual, as instituições de ensino devem enviar um email para rp@itaipu.gov.br. No documento devem constar a data e horários pretendidos; dados da instituição: nome e localização (cidade e estado); público da visita (o curso dos alunos em caso de estudantes); quantidade total de pessoas (limitado a 50); nome completo e telefone do responsável.