Início do conteúdo

UFPel tem aumento de mais de 30% no número de Bolsas de Pós-Graduação da CAPES

Recentemente a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulgou a nova sistemática de concessão de bolsas de mestrado e doutorado daquela agência para os Programas de Pós-Graduação de todo Brasil. Nessa nova sistemática são levados em consideração a nota e o histórico de evolução do programa, nível do curso, o IDH do município em que o Programa está situado, o número de docentes e discentes.

A partir da utilização do novo procedimento, a CAPES encaminhou o número de cotas concedidas a cada Universidade. Nesta nova distribuição a UFPel, com seus 48 Programas (43 acadêmicos e 5 profissionais), obteve um crescimento bastante significativo, passando de um total de 807 bolsas de mestrado e doutorado (considerando programas notas 3, 4, 5, 6 e 7) em 2020, para um total de 1.059 bolsas – um acréscimo de 254 bolsas (crescimento de 31.5%).  Considerando as bolsas dos Programas 3, 4 e 5, houve um acréscimo de 167 bolsas (entre mestrado e doutorado), com crescimento de 26% (167 novas bolsas), enquanto para os Programas de Excelência, este acréscimo foi de 53,7% (87 novas bolsas). Em termos de Mestrado houve um incremento de 32% (122 bolsas), enquanto no Doutorado o acréscimo foi de 30,7% (132 bolsas).

De todos os Programas acadêmicos da UFPel, apenas um Programa (em nível de mestrado) não teve acréscimo de bolsas novas, enquanto outros dois não tiveram bolsas no nível de mestrado, mas receberam bolsas novas no nível de doutorado.  Estas concessões recuperam, em parte, as bolsas perdidas pelos cortes promovidos ao longo dos últimos dois anos pela CAPES.

O coordenador de Pós-Graduação da PRPPGI, Rafael Vetromille-Castro, considera que este crescimento reflete o trabalho de qualidade realizado pelos programas de pós-graduação. “Em um contexto de cortes ao financiamento da pesquisa  – cortes que, aliás, atingiram a UFPel e vários programas em 2019 e 2020 – principalmente em um cenário nacional absolutamente desfavorável à pós-graduação, ver um aumento tão significativo em todas as áreas do conhecimento é uma conquista a ser comemorada por todos. É a demonstração de que, a despeito das dificuldades, a comunidade da pós-graduação responde com seu trabalho  acadêmico de qualidade”, disse.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, Flavio Demarco, essas novas bolsas representam um reconhecimento ao processo de evolução dos Programas e uma oportunidade de consolidação destes, permitindo que mais mestrandos e doutorandos tenham a possibilidade de dedicação integral a seus cursos, o que com certeza resulta em melhores projetos de pesquisa, incrementando também o retorno para a sociedade.