UFPel participa de colóquio internacional sobre História e Cultura da Alimentação

No dia 05 de novembro de 2020 será realizado o Colóquio DIAITA-2020-Virtual, em uma jornada em rede de várias Universidades, incluindo a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade de Coimbra-Portugal e Universidade Federal de Minas Gerais. A transmissão será pelo canal no YouTube do 7º Colóquio DIAITA Luso-Brasileiro de História e Cultura da Alimentação.

O professor do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) da UFPel, Valdecir Carlos Ferri, participará de um dos painéis que abordará temática “As cidades criativas da gastronomia: reconhecimento, realidade e problemas”.

O 7° Colóquio DIAITA propõe discutir a relação entre a cidade e a alimentação, em perspectiva histórico-cultural de forma transdisciplinar. Parte-se do pressuposto de que a cidade constrói culturas em torno da comida e de suas diversas práticas de fazer alimento e de comer. A cidade procura administrar o abastecimento e a circulação dos produtos para evitar a fome.

Conforme os organizadores, refletir acerca dos modos de produção e de distribuição dos alimentos nas diferentes classes sociais da malha urbana é uma tarefa urgente no tempo presente. “Se as cidades necessitam dos moradores, dos seus saberes e dos seus ofícios, das suas criatividades e dos seus serviços para se alimentar, como se dá tal troca num tempo em que constatamos de um lado uma desenfreada gourmetização e de outro extrema pobreza?”, questionam.

O evento refletirá acerca da alimentação na cidade buscando compreender e cartografar seus espaços, tempos, estruturas, conformações, linguagens e sociabilidades.

Mais informações estão disponíveis na página do 7º Colóquio DIAITA.