Início do conteúdo

Simulações da trajetória da nuvem de gafanhotos: uma estimativa até o dia 10/08

Os pesquisadores do GDISPEN têm apresentado simulações e estimativas da trajetória das nuvens de gafanhotos, da espécie Schistocerca cancellata, que estão se deslocando pelo Paraguai e Argentina desde maio. Na página do laboratório são encontrados os detalhes sobre o modelo utilizado e sobre o enxame (https://wp.ufpel.edu.br/fentransporte/).

Após os boletins do Senasa de 04/08 e 07/08, as denominações das nuvens foram atualizadas, de modo a utilizarmos nesta pesquisa os mesmos nomes adotados pelo órgão governamental. Com o surgimento de novas nuvens torna-se cada vez mais difícil o acompanhamento da localização destas em tempo real.

Devido a não se ter a localização exata das nuvens no dia 06/08, e devido a mudanças no campo de vento no dia 07/08, não serão feitas as comparações dos cenários projetados para o dia 06/08 com a localização divulgada no boletim em 07/08.

 Sobre as nuvens:

  • primeira nuvem, foi localizada em maio, vinda do Paraguai para a Argentina. Esta nuvem encontra-se controlada e alguns insetos remanescentes permanecem em Federación, divisa da Argentina com o Uruguai.
  • segunda nuvem de gafanhotos foi localizada no Paraguai em 16/07, na província del Chaco, Argentina. Desde o dia 31/07, esta nuvem partiu da cidade de El Pintado, província del Chaco, e se dividiu em duas no dia 02/08, passando a ser chamada de nuvem 2 e nuvem 2 Bis.
    • nuvem 2 alcançou a região de Pampa de Los Guanacos, província de Santiago del Estero, no dia 02/08. Após, se deslocou em direção ao departamento Moreno. Pelo último boletim do Senasa, em 07/08, se encontrava na região do departamento Loreto. Esta nuvem, em linha reta, deslocou-se aproximadamente 540 km em 7 dias.
    • nuvem 2 Bis, no dia 02/08 passou Los Frentones e neste dia chegou na região entre Tres Estacas e General Pinedo, província del Chaco. Na sequência cruzou Gancedo em direção a El Cuadrado. Esta nuvem encontrava-se localizada em 07/08 próxima a Rio Seco, província de Córdova (dado do Senasa). Em uma semana a nuvem 2 Bis deslocou-se aproximadamente 610 km em linha reta.
  • terceira nuvem foi localizada pelo governo da Argentina em 21/07. Desde o dia 31/07, esta nuvem partiu da cidade de Ingeniero Juárez, província de Formosa, Argentina. No dia 02/08 o enxame encontrava-se na região de Comandancia Frías, província del Chaco, e no dia seguinte estava nas proximidades de Taco Pozo entre as provínicas del Chaco e Santiago del Estero. Esta nuvem se encontrava em 07/08 na redondeza de Alberdi, província de Santiago del Estero (dado do Senasa). Em 7 dias, a nuvem deslocou-se aproximadamente 320 km.
  • Uma quarta nuvem foi localizada em 31/07 em Coronel Juan Solá, província de Salta, Argentina. Em 03/08 se encontrava dentro dos departamentos de General San Martin e Rivadavia. Sua localização no último boletim do Senasa, em 07/08, era Rosario de la Frontera, província de Salta. A nuvem deslocou-se em uma semana 340 km.
  • Uma quinta nuvem estava em 03/08 na divisa entre o Paraguai e a Argentina, entre Pozo Hondo e Misión La Paz. Esta nuvem se encontrava no dia 07/08 próxima a El Churcal, região do departamento de Rivadavia, província de Salta (dado do Senasa).
  • Uma sexta nuvem ingressou na Argentina no dia 02/08. Esta nuvem se encontrava no dia 07/08 na proximidade de Capitán Juan Pagé, região do departamento de Rivadavia, província de Salta (dado do Senasa).

Para uma melhor visualização da localização aproximada das nuvens, segue um mapa da região.

 Dados do campo de vento e de temperatura:

Uma vez que os deslocamentos da nuvem são determinados em 80% dos casos pela direção do vento e que temperaturas acima de 20°C favorecem o voo dos insetos, são apresentados na sequência os campos de vento, e os campos de temperatura em 850hPa e a 2m. O modelo WRF foi utilizado para fazer a previsão, sendo inicializada no dia 07/08 as 12UTC até o dia 11/08 as 12UTC (no horário local, as 9h da manhã do dia 07/08 até as 9h da manhã do dia 11/08). (Para visualizar as animações clique nas figuras)

 Estimativa da trajetória das nuvens até o dia 10/08

É apresentada na sequência uma estimativa da trajetória dos enxames ativos (e descritos acima) até a segunda-feira, 10/08. São utilizados os dados da previsão dos campos de vento do modelo WRF, inicializada no dia 07/08 as 12UTC. Esta espécie pode viajar até 150 Km/dia. Como a direção dos ventos não muda muito até segunda-feira, estima-se que os gafanhotos devem permanecer na Argentina até este dia. Segunda-feira entre a tarde e a noite, teremos mudança na direção dos ventos, devido ao avanço de uma frente fria. Como haverá diminuição nas temperaturas conforme a frente fria avança, estima-se que no dia 11/08 não hajam condições de grandes deslocamentos das nuvens.

Apresenta-se a estimativa de 4 possíveis trajetórias: num primeiro cenário, supõe-se que a nuvem viaje aproximadamente 30 km/dia; num segundo cenário, 60 km/dia, num terceiro cenário, 100 km/dia e num quarto cenário 150 km/dia. As trajetórias completas são descritas nas figuras a seguir (Cenário 1: na cor vermelha; Cenário 2: na cor azul,  Cenário 3: na cor rosa, Cenário 4: na cor preta).

Na sequência, os possíveis cenários são apresentados separadamente em animações. Observa-se “um retorno na trajetória” das nuvens 2, 2 Bis, 3 e 4 devido a mudança de direção do vento na segunda-feira.

Cenário 1: Nuvem se desloca aproximadamente 30 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Nuvem 2: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 2 se dirigirá em direção ao lago Salinas de Ambargasta, província de Santiago del Estero. Esta região fica a aproximadamente 685 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 2 Bis: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 2 Bis se deslocará em direção a Laguna Mar Chiquita, divisa das províncias de Santiago del Estero e Córdova. Esta região fica a aproximadamente 485 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 3: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 3 se deslocará em direção a Bandera Bajada, província de Santiago del Estero. Esta região fica a aproximadamente 720 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 4: Se esta previsão se confirmar, na segunda-feira 10/08, estima-se que a nuvem se localize próxima a San Miguel de Tucumán, província de Tucumán, em torno de 860 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 5: Se esta previsão se confirmar, estima-se que a nuvem se localize próxima a Capitán Juan Pagé, província de Salta, no dia 10/08. Esta região fica em torno de 840 km (em linha reta) da cidade de são Borja no RS.

Nuvem 6: Se esta previsão se confirmar, na segunda-feira 10/08, estima-se que a nuvem se localize dentro do departamento de Rivadavia, divisa com a província del Chaco, em torno de 800 km (em linha reta) da cidade de São Borja no RS.

 Cenário 2: Nuvem se desloca aproximadamente 60 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura)

Nuvem 2: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 2 se dirigirá em direção ao lago Salinas de Ambargasta, província de Santiago del Estero, permanecendo nesta região. Esta localização fica a aproximadamente 685 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 2 Bis: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 2 Bis se deslocará em direção a Laguna Mar Chiquita, divisa das províncias de Santiago del Estero e Córdova, permanecendo nesta redondeza. Esta região fica a aproximadamente 485 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 3: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 3 se deslocará na direção Santiago del Estero, província de Santiago del Estero. Esta região fica a aproximadamente 700 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 4: Se esta previsão se confirmar, na segunda-feira 10/08, estima-se que a nuvem continue na região próxima a San Miguel de Tucumán, província de Tucumán, em torno de 860 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 5: Se esta previsão se confirmar, estima-se que a nuvem continue dentro da província de Salta, próxima a Santa Rosa, no dia 10/08. Esta região fica em torno de 800 km (em linha reta) da cidade de são Borja no RS.

Nuvem 6: Se esta previsão se confirmar, na segunda-feira 10/08, estima-se que a nuvem se localize próxima a El Indio, província del Chaco, em torno de 710 km (em linha reta) da cidade de São Borja no RS.

Cenário 3: Nuvem se desloca aproximadamente 100 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura).

Nuvem 2: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 2 permanecerá na região entre os lagos Salinas de Ambargasta e Salinas Grandes, província de Santiago del Estero. Esta localização fica a aproximadamente 680 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 2 Bis: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 2 Bis se aproxima da cidade de Miramar, província de Córdova. Esta região fica a aproximadamente 485 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 3: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 3 permanecerá dentro da província de Santiago del Estero, próxima a cidade de La Cañada. Esta região fica a aproximadamente 680 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 4: Se esta previsão se confirmar, estima-se que a nuvem continue na região próxima a San Miguel de Tucumán, província de Tucumán, na segunda-feira 10/08. Essa região fica em torno de 860 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 5: Se esta previsão se confirmar, estima-se que a nuvem se aproxima da divisa de Santiago del Estero, próximo a Las Carpas, no dia 10/08. Esta região fica em torno de 780 km (em linha reta) da cidade de São Borja no RS.

Nuvem 6: Se esta previsão se confirmar, estima-se que a nuvem se dirija em direção a cidade de Campo Gallo, província de Santiago del Estero, em torno de 670 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Cenário 4: Nuvem se desloca aproximadamente 150 km/dia (Para visualizar a animação clique na figura).

Nuvem 2: Se esta previsão se confirmar, a trajetória da nuvem 2 será em direção a Córdova, e devido aos ventos, retorna em direção ao lago Salinas Grandes, província de Córdova. Esta localização fica a aproximadamente 720 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 2 Bis: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 2 Bis se aproxima da cidade de Freyre, próxima a divisa entre as províncias de Córdova e Santa Fé. Esta região fica a aproximadamente 450 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 3: Se esta previsão se confirmar, a nuvem 3 permanecerá dentro da província de Santiago del Estero, e no dia 10/08 deverá estar próxima a cidade de Garza. Esta região fica a aproximadamente 650 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 4: Se esta previsão se confirmar, estima-se que a nuvem vá em direção a San Fernando del Valle de Catamarca e retorne na direção de Concepción, província de Tucumán. Essa região fica a aproximadamente 850 km (em linha reta) da cidade de Barra do Quaraí no RS.

Nuvem 5: Se esta previsão se confirmar, estima-se que a nuvem se mantenha em Santiago del Estero, e fique próxima a cidade de Granadero Gatica, no dia 10/08. Esta região fica em torno de 650 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Nuvem 6: Se esta previsão se confirmar, estima-se que a nuvem viaje em direção a cidade de Quimili, província de Santiago del Estero, em torno de 570 km (em linha reta) da cidade de Uruguaiana no RS.

Novas estimativas serão apresentadas sempre que uma nova localização do enxame for divulgada pelo SENASA, e as condições do tempo forem favoráveis ao deslocamento dos enxames.

É importante lembrar que estas simulações advêm de um modelo matemático, e como tal é uma aproximação da realidade, e, portanto, possui erros inerentes. Além disso, a trajetória pode ser alterada de acordo com mudanças devidas ao deslocamento da espécie, além de mudanças climatológicas como chuva e frio.

Este estudo tem objetivo puramente acadêmico e científico, mostrando a grande aplicabilidade da modelagem matemática em problemas reais. As discussões, opiniões, ideias e publicações geradas a partir dos resultados do modelo utilizado são de autoria dos respectivos autores, e não necessariamente representam aquelas das instituições a que estes pertencem.

Os pesquisadores do GDISPEN envolvidos nesta pesquisa são os doutores Fernanda Tumelero, Viliam Cardoso da Silveira, Guilherme Jahnecke Weymar, Daniela Buske, Régis Sperotto de Quadros, Glênio Aguiar Gonçalves, Igor da Cunha Furtado, Alexandre Sacco Athayde e Luciana Rossato Piovesan.