MEC pesquisa substituição de aulas presenciais durante a Covid
O Ministério da Educação (MEC) publicou, em 17 de março de 2020, a Portaria n° 343, que dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia. Posteriormente, foi alterada pela Portaria nº 345, publicada em 19 de março de 2020 e, no dia 17 de junho de 2020, consolidado na Portaria nº 544.
A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) do MEC, em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Organização Social vinculada ao MCTIC, está conduzindo uma pesquisa para acompanhamento à efetivação das portarias nas instituições de ensino superior, no sentido de orientar as políticas regulatórias e de supervisão, notadamente durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais.
A pesquisa aborda os aspectos institucionais, a visão dos alunos e professores, bem como tenta captar os impactos nas instituições públicas e privadas e informações sobre as ferramentas e tecnologias utilizadas no caso das substituições ocorridas nos cursos presenciais com a utilização de TICs.
A primeira fase da pesquisa foi respondida pela Universidade Federal de Pelotas em 1º de julho de 2020. Agora, a SERES e o CGEE abrem a segunda etapa, voltada aos docentes e discentes da Instituição. O prazo para participar da pesquisa termina dia 31 de julho.
A partir do dia 15 de julho, os professores e alunos da UFPel podem acessar os questionários através dos links https://isurvey.cgee.org.br/mec/portaria343professor e https://isurvey.cgee.org.br/mec/portaria343aluno , respectivamente.
A PRE conta com a colaboração de todos para a participação na pesquisa, auxiliando, assim, o aperfeiçoamento da formulação de políticas de apoio as instituições neste momento de pandemia e na retomada das atividades, quando vierem a acontecer.
Para mais informações acesse: https://www.gov.