Projeto desenvolve campanha de arrecadação de alimentos para comunidade do Passo dos Negros
O Passo dos Negros, é uma comunidade localizada às margens do canal São Gonçalo, próxima ao shopping. A localidade foi o primeiro porto da cidade de Pelotas, por onde passa o caminho das tropas e foi local de chegada de escravizados/as à região, o que sugere o nome “Passo dos Negros”. Além disso, a região abriga o que foi um dos maiores engenhos de arroz da América Latina (Engenho Coronel Pedro Osório), uma antiga ponte construída em 1854 por mão de obra escravizada (a Ponte dos Dois Arcos), figueiras centenárias, entre outros elementos importantes para a história local e também para os/as moradores/as.
A comunidade está passando por sérias dificuldades devido a pandemia, além das que já vinham enfrentando com a especulação imobiliária e com os processos de exclusão urbana. O Grupo de Estudos Etnográficos Urbanos desenvolve ações com a comunidade desde 2014 e está promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e roupas para a comunidade.
Foi colocada uma caixa no RU da Santa Cruz para a coleta das doações. O horário de funcionamento é das 11h às 14h, todos os dias da semana. Conforme recomendações da PRAE, o horário de pico, entre 12h e 13h, deve ser evitado.
Para mais informações ou outras doações entrar em contato pelo instagram: @geeurbano_
Ou pelo Whats: 51 983322008 (Mateus).
A campanha conta com o apoio da Refeições Norte Sul.