Resultado de pesquisa sobre o impacto da Covid-19 na assistência odontológica será apresentado em live
O resultado da pesquisa sobre o impacto da Covid-19 na rotina da assistência odontológica: estudo com dentistas do Brasil será apresentado em um live neste sábado (30), às 18h, no Instagram do coordenador da pesquisa, professora Rafael Moraes (@moraesrafaelr). A live terá a participação do professor Marcos Corrêa.
A pesquisa
O atendimento clínico de pacientes durante a pandemia pode colocar dentistas em situação de alto risco de contágio por Covid-19. Esta questão se agrava no Brasil pois é o país com o maior número de dentistas do mundo (cerca de 20%). Adaptações da rotina clínica já estão ocorrendo, entender o impacto dessa nova rotina no Brasil pode ajudar no desenvolvimento de melhorias na assistência odontológica para profissionais e pacientes. O objetivo do estudo é de analisar, por meio de enquete online, o impacto da Covid-19 na rotina de assistência odontológica de dentistas do Brasil. O estudo envolve o envio do questionário online para dentistas atuantes no Brasil. Estimou-se que até 2 mil pessoas poderiam participar do estudo, que tem uma fase transversal e uma longitudinal. Contudo, a pesquisa alcançou 3127 respostas nos dez dias de pesquisa.
Segundo o coordenador do projeto, professor Rafael Moraes, as perguntas foram divididas em três seções principais: questões relacionadas ao perfil profissional dos participantes, questões relacionadas à prática profissional durante a pandemia e questões relacionadas à estrutura do local de trabalho. “O estudo poderá ajudar a identificar o impacto em curto e médio prazo da Covid-19 na rotina da assistência odontológica pública e privada no Brasil e os principais pontos que merecem atenção na implementação de rotinas padronizadas para atendimento de pacientes odontológicos”, antecipa Moraes.