UFPel lança livro em homenagem à pesquisadora Beatriz Loner

O Núcleo de Documentação Histórica (NDH), ligado ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas lançou o Livro “A família Silva Santos e outros escritos: escravidão e pós-abolição ao sul do Brasil” em homenagem à pesquisadora que fundou o Núcleo em 1990 e veio a falecer em 2018, professora Beatriz Loner. A obra já está disponível no website do NDH e pode ser acessada de forma gratuita.

O livro reúne 11 artigos produzidos pela professora e outros pesquisadores abordando a temática da escravidão e da pós-abolição no sul do Brasil. São textos que sintetizam o trabalho de Beatriz que se dedicou ao estudo de temas relacionados à luta de negros e negras pela liberdade e por melhores condições de vida, sendo referência nesta área. De acordo com a professora Lorena Almeida Gill, uma das organizadoras da obra, o livro mostra que “entre conquistas e retrocessos, a comunidade negra pelotense foi protagonista em vários momentos da vida cotidiana na cidade em fins do século XIX e início do século XX”.

Iniciativa

A organização da obra partiu de uma homenagem prestada pelo Grupo de Estudos sobre o Pós-Abolição da UFSM (GEPA) no momento do falecimento de Beatriz, em março de 2018. Na ocasião, o grupo publicou uma lista com as principais produções da autora com o título “Leia Beatriz Loner”. Desta forma, o NDH inseriu a produção do Livro dentro de um projeto que Beatriz fazia parte.

O projeto “Afrodescendentes na região Sul: biografias, trajetórias associativas e familiares”, financiado pela CAPES, instituiu uma parceria entre a UFPel, a UFPR e a UFSC com a intenção de acompanhar a trajetória de afrodescendentes. Foi desta forma que Beatriz Loner passou a pesquisar a família Silva Santos, ao longo de oito gerações, da escravidão aos dias atuais. Este trabalho conseguiu mapear as primeiras quatro gerações e, com o falecimento de Bia, foi interrompido.

O Livro

Apesar de não ter concluído a pesquisa, Beatriz deixou um grande legado ao estudar as primeiras quatro gerações da família Silva Santos no Brasil. Os três primeiros textos do Livro dizem respeito a esta família, uma das principais famílias afrodescendentes da cidade de Pelotas, com destaque desde o período imperial, sendo parte importante da comunidade negra da região. Em seus textos, a pesquisadora ressalta a atuação do deputado federal Carlos Santos e de Manoel Conceição da Silva Santos que atuou no campo político e étnico organizacional, auxiliando na criação das primeiras organizações negras.

Os demais trabalhos abordam o universo da escravidão, luta pela liberdade, abolição e pós-abolição. No artigo “De escravo a doutor: Euzébio de Queiroz Coutinho Barcellos”, Beatriz mostra como foi possível para um ex-escravo conquistar a liberdade, licenciar-se em medicina e obter reconhecimento na sociedade pelotense.

Já no texto “A Loteria do Ipiranga e os trabalhadores: Um sonho de liberdade no final do século XIX”, a autora conta o destino do valor do prêmio, que atualizado representaria algo em torno de 160 milhões de reais, distribuído entre cinco pessoas da cidade.

A obra foi organizada por Lorena Almeida Gill e Paulo Luiz Crizel Koschier.

Até o final do ano a equipe do NDH pretende ter em mãos a obra impressa, a qual será distribuída, também de forma gratuita, para bibliotecas, centros de pesquisas entre outros. O livro está disponível, on-line, de forma gratuita, em https://wp.ufpel.edu.br/ndh/files/2019/06/familiasilvasantos.pdf.

Publicado em 28/06/2019, na categoria Notícias.