Mais de 400 participam do Congresso de Cuidados Paliativos
Com mais de 400 participantes, do Brasil, da Argentina e do Uruguai, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realizou, de quinta-feira (13) a sábado (15), no auditório do Colégio Pelotense e na Unidade Cuidativa, o 4º Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul.
Durante os três dias, os debatedores discutiram o tema Comunidades Cuidativas: Todas para os Cuidados Paliativos, que buscou enaltecer a importância de envolver comunidades em defesa do direito à qualidade de vida e da dignidade da morte.
O evento teve conferências, mesas-redondas, minicursos e apresentação de trabalhos científicos.
Conforme a organização do encontro, diante do sofrimento de pessoas acometidas por doenças de variadas trajetórias e complexidades, os cuidados paliativos precisam estar capilarizados em rede, a fim de proporcionar maior acolhimento e alivio das dores física, emocional, social e espiritual.
No evento, também foram oportunizados espaços para instituições vinculadas ao tema e organizações não-governamentais de Economia Solidária para exposição de seus produtos.
A presidente do Congresso, médica Julieta Carriconde Fripp, destacou as participações de gestores, técnicos, professores, profissionais, estudantes, voluntários e cuidadores, exatamente no ano em que foi sancionada a lei que instituiu a Política Pública de Cuidados Paliativos no Estado do Rio Grande do Sul.
“Este evento é uma oportunidade de aprender e ensinar sobre o progresso na área, tanto no atendimento ao paciente e familiar, no desenvolvimento de programas e redes regionais, bem como oportunizar o compartilhamento de experiências entre grupos afins e comunidades Cuidativas”, salientou.
Saiba mais sobre o Congresso no site do encontro.