Vereadores de Pelotas unem-se para demonstrar apoio às universidades

Vereadores visitam gabinete do reitor da UFPELO reitor Pedro Curi Hallal recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), a visita de uma comitiva de vereadores do município de Pelotas. O grupo teve a intenção de demonstrar o apoio da casa legislativa às universidades, que sofrem, neste momento, duros cortes orçamentários que ameaçam o funcionamento dessas instituições.

Hallal abriu o encontro traçando um breve panorama da situação dos cortes e de suas consequências que já estão sendo sentidas. Para o reitor, o que mais impressiona é que as instituições e seus representantes não estão sendo comunicados das medidas: “Os cortes são implementados primeiro no sistema e depois vêm as notificações”.

Outra atitude que ele considera surpreendente é que não há nem espaço para o diálogo com o Ministério da Educação. “Nos demais governos, a gente conversava, mesmo que houvesse cortes. Mas, atualmente, eles sequer falam conosco”, afirmou.

Aos vereadores, o gestor da UFPel explicou que os cortes nos recursos de capital não paralisam a universidade, mas a sucateiam, pois significam investimentos em novas obras e manutenção. No entanto, o que realmente preocupa é a redução do custeio, que paga os serviços terceirizados e boa parte da assistência estudantil, como os restaurantes universitários e o transporte circular de apoio, assim como bolsas de Ensino, Pesquisa e Extensão custeadas pela própria Universidade.

Durante a realização da reunião, uma comitiva composta por todos os conselheiros do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFPel (Cocepe) se fez presente, para demonstrar apoio à mobilização dos edis.

Vereadores visitam gabinete do reitor da UFPELMobilização

Os parlamentares pelotenses apresentaram, então, uma das primeiras atividades que realizarão em apoio às universidades: na próxima terça-feira (14), às 19h30min, a Câmara Municipal promoverá uma audiência pública voltada para o tema. Durante a reunião com o reitor, foi decidido que a atividade deixará de ser realizada no plenário da casa para ser sediada dentro da Universidade Federal de Pelotas, no auditório da Faculdade de Direito.

A audiência será em preparação para um grande ato público que está sendo organizado para quarta-feira (15), por diversos movimentos, em defesa da educação brasileira.

Hallal também pediu aos vereadores, que em seus contatos com bases eleitorais, destaquem o trabalho da Universidade para com as populações carentes, não apenas nos serviços de saúde e nas atividades de extensão, mas sim como um espaço no qual seus filhos podem vir a estudar, visto que, atualmente, cerca de 60% dos estudantes da UFPel são de classe D e E.  “A UFPel é para todo mundo, é para gente pobre também”, pontuou o reitor.

Publicado em 09/05/2019, nas categorias Destaque, Notícias.