UFPel recebe mais manifestações de apoio
A UFPel continua recebendo manifestações de apoio em função dos cortes orçamentários anunciados pelo Governo Federal. O vereador professor Marco Aurélio Gomes, o assessor do vereador Fabrício Freitas, Gabriel Fernandes, e o ex-secretário municipal da Educação Gustavo Domingues, todos do Capão do Leão, visitaram o reitor Pedro Hallal na tarde desta quinta-feira (9) para registrar seus apoios à Instituição e ao Ensino Superior e encaminhar ações em defesa da Universidade.
Durante o encontro, disseram ao reitor que proporão, no Legislativo Leonense, a aprovação de uma Moção de Apoio à UFPel. “Não podemos silenciar perante estes fatos”, observaram.
De imediato, Hallal se colocou a disposição para visitar a Câmara Municipal, quando da proposição do documento, e, no caso de não ter como ir em função de agendas já estabelecidas, afirmou que a Universidade será representada pelo vice-reitor, Luís Amaral.
O reitor relatou, aos três visitantes, um preocupante quadro, ressaltando que o Governo tem feito os cortes sem aviso prévio e sem diálogo com as Universidades. Especificamente quanto ao Capão do Leão, Hallal lembrou que a parceria mantida com a Escola Margarida Gastal, o funcionamento da Unidade Básica de Saúde da Universidade no Município e a economia da região como um todo serão afetados com as medidas do Governo Federal.
Ainda na reunião, o reitor ressaltou a importância da mobilização nacional que está sendo preparada para o dia 15 de maio, em todo em país, em apoio à Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O movimento em defesa das Ifes terá, neste dia, atos em Pelotas.