Professor da Dança faz conferência nos Emirados Árabes

De segunda (1) a sexta-feira (5), o professor Thiago Silva de Amorim Jesus, do Curso de Dança, Licenciatura, e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais no Centro de Artes da UFPel, estará representando a instituição e o país na Sharjah International Scientific Conference 2019, evento científico que acontecerá na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

O pesquisador da UFPel foi selecionado como um dos conferencistas que irão participar do evento, sendo o único investigador acadêmico brasileiro a estar neste posto. O trabalho a ser socializado na conferência é intitulado “BRAZILIAN CARNIVAL: EXPRESSION OF POPULAR CULTURE ADAPTING TO THE EFFECTS OF CONTEMPORARY TECHNOLOGIES” e é um dos resultados do projeto de pesquisa coordenado pelo docente na instituição chamado “Folguedos e Danças Folclóricas Marginais do e no Rio Grande do Sul” e que integra o Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte (UFPel/CNPq).

De acordo com o docente, “a pesquisa apresenta algumas questões e exemplos que trazem à tona uma reflexão sobre estratégias que o Carnaval Brasileiro tem utilizado como modo de sobrevivência e adaptação da cultura popular aos efeitos das tecnologias contemporâneas, seja no uso destas no ambiente específico dos desfiles das escolas de samba do carnaval carioca, seja na configuração de novos modos de existir carnavalesco, como as escolas de samba de maquete”.

Além de atuar como conferencista, o professor, que também é Coordenador Geral do NUFOLK – Núcleo de Folclore da UFPel, irá participar da IOV World General Assembly, encontro mundial promovido pela Organização Internacional de Folclore e Artes Populares – IOV, vinculada à UNESCO como parceira oficial para Relações Consultivas, e que está presente em mais de 100 países. O professor também participará de algumas reuniões com representantes internacionais na área do folclore e das artes populares, visando o intercâmbio e estabelecimento de futuras parcerias entre estas instituições e a UFPel.

Publicado em 29/03/2019, na categoria Notícias.
Marcado com as tags Centro de Artes, Dança.