Desafio Pré-Universitário Popular realiza Aulão Final aos estudantes

No último sábado (27), o Desafio Pré-Universitário Popular – projeto da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PREC) – realizou o Aulão Final das atividades deste ano. O encontro reuniu os alunos das quatro turmas do projeto com o objetivo de encaminhar os vestibulandos para reta final de estudos voltados ao Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM). O aulão ocorreu no auditório do Colégio Estadual Cassiano do Nascimento e reuniu músicas, dinâmicas em grupos, revisão de conteúdos e dicas para o ENEM, que no próximo domingo (4) terá sua primeira etapa.

A apresentação do Aulão ficou a cargo dos acadêmicos voluntários do projeto. Além de revisar conteúdos para o ENEM, o aulão foi palco de falas emocionantes e de incentivo aos estudantes que se preparam para prestar o exame. Como é típico de cursos pré-vestibular, a equipe de professores da disciplina de Sociologia preparou músicas e dinâmicas para diminuir a ansiedade dos jovens. Os professores da Biologia também usaram de músicas e exemplos para a prova.

O Ministério da Educação (MEC) implementou no ano passado algumas mudanças nos dias do ENEM. Antes, o exame era realizado em um final de semana, com provas no sábado e domingo. Desde novembro do último ano, a prova passou a ser em dois domingos. A edição do ENEM 2018 será em 4 e 11 de novembro. No primeiro domingo ocorre a prova de Linguagens, Ciências Humanas e Redação, e no segundo, as provas de Matemática e Ciências da Natureza.

Pensando nas alterações, o Desafio Pré-Universitário Popular mantém nas duas semanas que antecedem a prova os preparativos para o exame. Aulões concentrados e temáticos irão acontecer ao longo de toda semana. Desta segunda-feira (29) até a quinta-feira (1), os professores da área de Humanas – sociologia, filosofia, história e geografia – recebem os alunos do Desafio para relembrar conteúdos e discutir temas. Também, a área de Letras estará recebendo os alunos para focar na redação e revisões em relação aos conteúdos de língua portuguesa e redação. Já na próxima semana, de segunda (5) à sexta-feira (9), será a vez das áreas de Ciências Exatas e Naturais receber os estudantes.

Como disse o acadêmico de licenciatura em Física na UFPel, Vicky Braz, “no Desafio os estudantes têm voz e têm vez”. O projeto é uma iniciativa voltada à pessoas de baixa renda que pretendem ingressar no ensino superior, com aulas preparadas por professores voluntários.

Neste ano, o Desafio alcançou mais de 60 voluntários no projeto de diversas áreas, dividindo-se entre graduandos, mestres e doutores preparados para passar seus conhecimentos de forma gratuita. A sede do Desafio fica no prédio Salis Goulart da UFPel, localizado na rua Tirantes, esquina Félix da Cunha.

Publicado em 29/10/2018, na categoria Notícias.