PROFIAP mantém credenciamento com Conceito 3

O Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o recurso do Comitê Gestor Nacional do Mestrado Profissional de Administração Pública em Rede Nacional – PROFIAP. Assim, foi revertido o então conceito 2 – que o descredenciaria – para 3. O Programa é promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) congregando mais de 20 Universidades Federais, dentre elas a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

O PROFIAP busca principalmente a qualificação do quadro de servidores das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas, realizando trabalhos de conclusão voltados a aplicação na sua realidade de trabalho. Atualmente, mais de 60% dos discentes do Programa são servidores das Universidades. “A continuidade do Programa representa uma possibilidade de formação continuada para o serviço público”, destaca o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFPel, Flávio Demarco.

O gestor ressalta, ainda, que dos 47 programas da UFPel analisados na última avaliação quadrienal, o PROFIAP tinha sido o único descredenciado, com a nota 2. Sendo assim, o recurso impetrado reverte a decisão e a Instituição tem todos os seus programas recomendados pela CAPES.

“A decisão faz justiça aos esforços de docentes e discentes do PROFIAP que vêm trabalhando com o objetivo de capacitar profissionais para o exercício da prática administrativa avançada nas organizações públicas”, avaliou o coordenador do PROFIAP na UFPel, professor Rodrigo Serpa.

A decisão permitirá abertura de novas turmas. As informações sobre o próximo Edital de Acesso serão divulgadas após reunião do Comitê Gestor Nacional com os coordenadores locais, o que deverá ocorrer entre os meses de outubro e novembro. Nos Editais anteriores, o único requisito de acesso foi o desempenho no Teste ANPAD (>300 pontos).

O PROFIAP foi uma proposta submetida com apoio da ANDIFES, atual mantenedora do Programa. Nasceu em 2014 (Portaria Nº 922 de 24 de outubro de 2014) e suas atividades tiveram início em 2015 em nove universidades federais. Em 2016, 11 novas universidades federais ingressaram à rede, dentre elas a UFPel.

O objetivo do PROFIAP é formar profissionais com nítido entendimento do papel do Estado no Brasil, do exercício da cidadania e preocupados com as questões éticas, sociais e ambientais que subsidiam as políticas públicas que impactam a sociedade. A proposta assegurou vagas para os servidores das IFES associadas, com uma reserva de 70%.

Saiba mais sobre o PROFIAP aqui.

Publicado em 03/10/2018, nas categorias Destaque, Notícias.