Promotora palestra na UFPel sobre Infância Cidadã
A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (PREC/UFPel) promove, no dia 11 de setembro, uma palestra referente à publicação do primeiro número da Coleção Extensão e Sociedade, que versa sobre o tema Infância Cidadã. A palestrante será a promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Luciara Robe da Silveira. A explanação será no Museu do Doce (Casarão 8 da Praça Coronel Pedro Osório), às 10h.
A Coleção Extensão e Sociedade é uma iniciativa conjunta da PREC e do Núcleo Editora e Livraria da UFPel, que se constitui em publicações de e-books cujos temas são inerentes às grandes questões sociais sobre as quais a extensão universitária da UFPel pode atuar.
O primeiro número da coleção é inspirado pelos efeitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n. 8.069/90), que assevera a necessidade de crianças e adolescentes serem consideradas cidadãs. A utopia da infância cidadã é o rumo que o desejo de movimentos, entidades e organizações de proteção à infância sustentam e defendem. A importância da Lei reside em colocar na sociedade e no Estado o dever de proteção às crianças, trabalhando para que seus direitos e necessidades sejam garantidos. Potencialmente, a Extensão Universitária é o campo da mediação entre o conhecimento e o exercício da ação-reflexão e é o processo dialógico entre os saberes acadêmicos e os populares. Desse modo, possui grande competência para agir sobre os meios que farão da infância uma aposta consistente de cidadania. Os textos reunidos neste primeiro número da coleção foram submetidos e selecionados em um edital público e apresentam resultados de intervenções esperançosas na concretização da utopia de uma infância cidadã.
A palestrante
A promotora é natural de Pelotas e ingressou no Ministério Público em 1993, sendo responsável pela Comarca de Tenente Portela, onde criou o primeiro Conselho Tutelar. Em sua trajetória profissional, também atuou na Promotoria Especializada das cidades de Bagé e Rio Grande. Desde 2014, atua na 3ª Promotoria Especializada de Pelotas, na área da Infância e Juventude. Luciara é autora de três livros infantis: “Uma Nova Concepção dos Direitos da Criança e do Adolescente”, pela editora LEB, de 1997; “O Verdadeiro Tesouro de Carla”, lançado em 2008; e “Uma Pedra No Caminho”, publicado em 2011 e baseado na execução de projeto de prevenção ao uso de drogas desenvolvido junto às escolas na Comarca de Rio Grande.