HE promove a 24ª edição da SIPAT

De 20 a 24 de agosto ocorre a 24ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel). O evento é promovido pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). Com o tema “A Segurança é uma Responsabilidade de Todos, Inclusive Sua”, dentro da programação haverá palestras, oficinas e atividades.

O evento terá abertura às 13h30min dia 20, no auditório do HE, com a superintendente do HE, Vera Maria Freitas da Silveira e com a presidente da CIPA, Mariana Loureiro Duarte. Às 14h, o engenheiro de segurança do trabalho Felipe Camerini e o enfermeiro do trabalho Marcos Soares irão ministrar a palestra “Que Lugar a Segurança Ocupa em sua Vida?”.

Nos dias 21 e 24, pela manhã, a palestra intitulada “Fortalecendo as Lideranças” será voltada às chefias do HE e aos preceptores. Felipe Camerini irá apresentar os índices de Práticas Seguras produzidos pelo serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST). E ao final, a gerente de Atenção à Saúde, Samanta Madruga, irá abordar responsabilidade das chefias com relação ao cumprimento das normas e a gerente de Ensino e Pesquisa, Beatriz Vogt, falará para os preceptores. Ainda nesses encontros, a psicóloga organizacional do HE, Cristiane Paviani, irá falar sobre “Potencialização dos Resultados das Equipes – como extrair o melhor de sua equipe”.

No turno da tarde do dia 21, também será apresentado aos colaboradores um estudo ergonômico realizado pelo Comitê de Ergonomia da CIPA, seguido de Ginástica Laboral realizada pela equipe do serviço de Educação Física.

Os enfermeiros Marcos Soares e Daniela Schaun irão abordar o propósito, orientações e a importância da Higienização das Mãos, no dia 22, às 10h30min, no auditório do Prédio Administrativo do HE, localizado na rua Marcílio Dias. E às 15h, o físico do HE, William Borgonhi, falará sobre “Radioproteção em Radiodiagnóstico: Mitos e Verdades sobre o uso das radiações ionizantes”. Para finalizar as atividades, a equipe do serviço de Educação Física irá realizar Ginástica Laboral, às 16h.

Dia 23, ao meio-dia, no miniauditório da Faculdade de Medicina (Famed) da UFPel haverá a palestra “Rádio Proteção em Radioterapia: Mitos e Verdades sobre o uso das radiações ionizantes”, com o físico – oncologia, Luciano Schwanck Lopes, e será voltada aos colaboradores do serviço de Oncologia. E no auditório do HE, ocorrerão as oficinas de ergonomia para orientações sobre movimentação de paciente e o uso do guindaste com redes, oferecidas às 13h30min, às 14h15min e às 15h. Para essa atividade, com vagas limitadas, os colaboradores devem se inscrever através do e-mail sipat@heufpel.com.br.

No último dia da Sipat o evento será no auditório do HE e inicia às 10h com uma Roda de Conversa sobre o Stress no Trabalho em Ambiente Hospitalar, conduzida pela assistente social Morgana Drews, pela médica do trabalho Ângela Grassi e pelo médico João Pedro Dutra.

Não é necessário realizar inscrições para participar das palestras. Todas as atividades darão certificados para os participantes.

Publicado em 20/08/2018, na categoria Notícias.