Transporte de Apoio ao Capão do Leão começa a funcionar

Às 7h desta quinta-feira (16), com o início do segundo semestre letivo de 2018 na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), entrou em circulação a frota própria da Instituição para transporte dos estudantes ao Campus Capão do Leão. Reivindicação antiga e forte da comunidade acadêmica, o Transporte de Apoio para o local é mais um importante passo para a qualificação do atendimento a quem diariamente se desloca para o Campus Capão do Leão.

Para embarcar, é necessário apresentação da carteirinha da UFPel ou atestado de matrícula acompanhado de documento oficial (com foto). Os ônibus da UFPel estão autorizados a realizar paradas para embarque e desembarque em locais da própria Universidade, previamente divulgados (veja as paradas e horários na tabela abaixo).

A estudante do terceiro semestre de Medicina Veterinária Mariana Hernandez, 26 anos, que tem aula todos os dias no Campus Capão do Leão, foi a primeira a subir no ônibus. Para ela, o serviço é fundamental e vai melhorar a qualidade do deslocamento dos alunos. “É um conforto e uma comodidade. Não é toda universidade que tem isso. É de grande valia. Era o que o Capão do Leão precisava: um pouco mais de atenção”, elogiou.

Os calouros de Agronomia Otávio Duarte e Miguel Corrêa, e o de Medicina Veterinária Guilherme Dobke, todos de 19 anos, chegavam à Universidade pela primeira vez já com o Transporte de Apoio. “Só o fato de não precisar vir de pé já dá uma baita ajuda. É até um incentivo para os estudos”, opinou Dobke. Também na avaliação da estudante do terceiro semestre de Agronomia Emily Costa, 20 anos, o serviço vai auxiliar os estudantes. “São muitos os alunos que vêm para cá”.

Avaliação
O Núcleo de Transporte da UFPel e a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) estarão realizando constantes avaliações ao longo dos primeiros dias do serviço, a fim de que possam ser realizados os ajustes necessários em termos de horários e quantitativos de ônibus.

Estima-se que a aquisição dos dez ônibus que fazem a linha e o quantitativo de viagens programadas corresponda a 2/3 da demanda. Portanto, a utilização do transporte fornecido pela empresa responsável pela concessão do trecho ainda deverá ser utilizado. Nesse sentido, é fundamental que os estudantes continuem realizando o cadastro para o passe livre estudantil através da PRAE, pois com a parceria entre a Metroplan e a UFPel foi possível melhorar consideravelmente o acesso aos vales-transportes para o Campus Capão do Leão. Informações sobre o cadastro no passe livre para 2018-2 podem ser obtidos aqui.

O investimento na frota de transporte foi de R$ 1,4 milhão, e os custos mensais com 14 motoristas e manutenção é de cerca de R$ 88 mil do orçamento de custeio. Os ônibus têm capacidade para 46 passageiros sentados.

Os horários do transporte de apoio que envolverá o Campus Capão do Leão são os seguintes:

Sentido: Pelotas – Capão do Leão
Rota 1: Cotada – Lyceu – FaMed – Campus Capão do Leão
Hora Local de partida
07:00

Saída da Cotada

07:10*
07:20
* Um ônibus fará a rota Cotada – Nova Casa do Estudante – FaMed – Campus Capão do Leão
Rota 2: Anglo – Cotada – ICH – Igreja – Nova Casa do Estudante – FaMed – Campus Capão do Leão
Hora Local de partida
08:30

Saída do Anglo

09:10
09:50
10:20
11:00
11:50
12:30
13:10
13:50
14:20
15:00
15:40
16:30
17:40

Publicado em 16/08/2018, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.