Museus na Rua encantam população no centro de Pelotas

Foi uma tarde de sexta-feira (18) diferente no Largo do Mercado Central de Pelotas. Cerca de 30 atividades, realizadas pela Rede de Museus e grupos de pesquisa e extensão da UFPel, ocuparam um dos principais pontos da cidade com significativa parte das produções artística, cultural e científica da Universidade. O Museus na Rua foi a atividade de encerramento da Semana dos Museus na UFPel. Mesmo o dia nublado e frio não impediu que a população, especialmente grupos de estudantes das redes de ensino, prestigiasse o evento.

Para o aposentado José Augusto Silveira, 65 anos, o evento foi uma ótima oportunidade para as pessoas, como ele, conheceram o que a Universidade faz e o que tem para oferecer ao longo de todo o ano, em seus museus. “Não tinha ideia que em Pelotas havia tudo isso”, afirmou.

Já para Thiago Hackbart, 11 anos, estudante, a grande diversão foi posar de astronauta, no estande do grupo de Astronomia da UFPel. “Muito legal. Vou pedir uma luneta para o meu pai para olhar as estrelas, que nem esta que tem aqui”, disse alegre.

A barraca do Museu de Ciências Naturais Carlos Ritter foi das mais visitadas. Como foi o caso da assistente administrativa Cíntia Nogueira, de 32 anos. “Este é um acervo de grande valor, sem dúvida nenhuma. Recomendo a todos uma visita ao Museu”, sublinhou.

“A Universidade está de parabéns por colaborar tanto para o nosso desenvolvimento cultural. A comunidade precisa saber tudo o que é feito na UFPel, sem a qual a sociedade não seria a mesma, não tenho dúvida disso”, elogiou a dona de casa Maria Rita Freitas, de 57 anos.

As ações, em comemoração ao “Dia Internacional dos Museus”, foram promovidas pela Rede de Museus da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPel, com apoio do SESC e da Prefeitura Municipal de Pelotas através da Secretaria Municipal de Cultura.

Publicado em 21/05/2018, nas categorias Destaque, Notícias.