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Professores ingressantes participam de formação

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu início, nesta segunda-feira (14), ao 3º Evento de Formação de Professores Ingressantes. A atividade, que reúne 46 docentes, está sendo realizada no Auditório da Reitoria, no Campus Anglo, até sexta-feira (18). Os temas em destaque vão desde a apresentação da estrutura da Universidade até debates sobre pedagogia universitária, interdisciplinaridade, identidade e carreira docente.

Os participantes foram recebidos pela pró-reitora de Ensino, Maria de Fátima Cóssio, que falou sobre estruturação e procedimentos da PRE. Em sua explanação, a professora destacou a importância de desenvolver novos saberes e conhecimentos a partir da relação com os estudantes. É por isso, salientou, que a formação continuada é tão cara para a UFPel. “Temos um grupo qualificado, mas não temos receitas. Ainda bem. Estamos construindo boas alternativas através desses encontros e trocas”, observou.

A pró-reitora ainda reiterou a importância do papel educativo da Universidade em suas diferentes manifestações e espaços, valorizando o ensino de graduação articulado com a pesquisa e a extensão. Também destacou que é preciso radicalizar o princípio da universidade pública, gratuita e para todos, tendo o ensino de qualidade como sustentação.

Maria de Fátima abordou, ainda, a priorização do debate acerca do Projeto Pedagógico Institucional – balizador das demais ações educativas institucionais -, valorização de regramentos e isonomia, diálogo, propostas inclusivas, sentido de pertencimento à Universidade e a preocupação com a permanência dos estudantes na UFPel – nos aspectos de evasão, reprovação e abandono.

A atração cultural da primeira manhã de encontro ficou por conta do jovem acordeonista Rafael Duarte Baldez, de 11 anos, aluno do acadêmico Vinícius Terres, do bacharelado em Música Popular da UFPel, no projeto Oficina de Piano, Teclado e Acordeom.

Os debates da manhã prosseguiram com concepção, estruturação e serviços disponibilizados na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e reflexão sobre o perfil do aluno da UFPel. À tarde, o grupo irá discutir identidade e trabalho docente, e, depois, imagens docentes.

Veja, abaixo, a programação para os próximos dias:

Dia 15
Manhã
– Atividade Cultural
– “A Carreira Docente e Contexto Institucional no Magistério Público Federal”, com a PROGEP, abordando estágio probatório, progressão na carreira, licenças e informações sobre adicionais
Tarde
– “O Biográfico como uma Categoria da Experiência Formativa do Futuro Profissional”, com Larissa Lauffer Reinhardt Azubel e Lúcia Maria Vaz Peres (PPGE)

Dia 16
Manhã
– “Estágio Probatório e Apresentação da CPPD, questões procedimentais e formulários de requerimento”
– Apresentação Cultural
– “Concepção, Estruturação e Procedimentos na PRPPGI”
Tarde
Etnicidades e Diversidade na Educação Superior
– “As Relações de Gênero e Diversidade”, com Eliane Pardo
– “A Inclusão na UFPel”, com Rita Cóssio

Dia 17
Manhã
– Atividade Cultural
– “Concepção, Estruturação e Procedimentos na PREC”
– “Estágio Probatório”, com o professor Gerson Cavalheiro
Tarde
– “Estratégias de Ensino e a Aula Universitária”, com a professora Rita Cóssio

Dia 18
Manhã
– Visitação às Unidades da UFPel e confraternização
Tarde
– “Interdisciplinaridade no Ensino Superior”, com Vanessa Caldeira Leite e Rafael Corteletti
– “Refletindo sobre a Prática da Orientação”, com Larissa Patron e Fabiane Borelli Grecco

Publicado em 14/05/2018, nas categorias Destaque, Notícias.