Começa mais um ano letivo
Mais de 18 mil estudantes de graduação começaram, na segunda-feira (26), mais um ano letivo na Universidade Federal de Pelotas. Eles frequentam salas de aula, laboratórios e bibliotecas distribuídas nos diversos campi da Instituição, localizados em Pelotas, Capão do Leão e em Eldorado do Sul, onde funciona o curso de Tecnologia em Transporte Terrestre.
As aulas do primeiro semestre encerram em 28 de julho, com o período de exames indo até 4 de agosto. Conforme o Calendário Acadêmico, o segundo semestre inicia em 13 de agosto e termina em 15 de dezembro, sendo o período de exames de 17 a 22 daquele mês.
O ano será especial para a Universidade, pois quando a Instituição estiver completando 49 anos de existência, em 8 de agosto, ocorrerá o lançamento da programação do Cinquentenário da UFPel. Um comissão, que já está trabalhando, foi formada especialmente para planejar as atividades comemorativas aos 50 Anos da Universidade, que se completarão em 2019. Outras datas também marcarão o ano. Entre elas, os 25 anos do curso pré-vestibular gratuito Desafio, os 135 anos da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (Faem) e o Centenário do Conservatório de Música.
Uma antiga e forte reivindicação da comunidade, a instalação de um Restaurante Universitário (RU) no Campus Anglo, deverá ser concretizada neste ano. As obras estão em andamento e a previsão do término dos trabalhos de apronto da área física é 9 de julho. Na área do transporte, está sendo feito o processo de compra, através de licitação, de dez ônibus que ligarão o campus Capão do Leão com a cidade, meio que será oferecido pela própria Universidade à comunidade.
Debate necessário
Será também em 2018 que a UFPel começará a discutir uma questão importante para a comunidade universitária, o oferecimento de infraestrutura e apoio à estudantes que são mães. A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) já lançou o tema, em 8 de março, Dia da Mulher, como ponto de discussão para o período e está propondo algumas ações que as unidades já podem começar a executar.
Intercâmbios
A comunidade universitária deve sempre estar atenta às oportunidades de intercâmbio acadêmico. Na UFPel, quem trata disso é a Coordenação de Relações Internacionais (CRInter). Além dos inúmeros convênios já existentes, com universidades de quase todos os continentes, novas ofertas de programas e de bolsas surgem com frequência, fazendo com que o acompanhamento da página da CRInter (https://wp.ufpel.edu.br/crinter/) seja uma tarefa a ser cumprida com regularidade para quem deseja estudar fora do país.
Cartão
Os novos alunos, bem como quem já é estudante e não tem, devem fazer a carteira de identificação fornecida pela Universidade. O cartão é usado nos RUs, nas bibliotecas e como identidade dentro da Instituição. Basta ir a qualquer biblioteca, com um documento de identidade, e tirar a foto. Depois, o aluno retira o cartão no colegiado do seu curso.
Datas e Prazos
Confira no arquivo Calendario-Academico-2018_v04-16MAR2018(2) todas as datas e prazos previstas no Calendário Acadêmico para o ano.
Trotes
Como em anos anteriores, a UFPel realiza campanha para que os trotes de recepção aos calouros sejam positivos, solidários e que, em nenhuma hipótese, submetam alguém à situação constrangedora ou vexatória, a qualquer tipo de violência, física ou moral, à discriminação ou que exponha à situação de risco. Neste sentido, os veteranos estão sendo chamados a darem o exemplo, promovendo trotes solidários. “Tolerância Zero ao trote ofensivo à dignidade e discriminatório”, diz a campanha.
Reitor dá boas-vindas
O reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, está dando as boas-vindas aos estudantes da Universidade. Leia abaixo.
“Bem-vindas e bem-vindos à UFPel
Estudantes!
Que bom que escolheste a Universidade Federal de Pelotas como ponte para tua formação profissional. Em nome da nossa gestão, venho te dar as boas-vindas, tu, que trazes junto tuas mochilas de memórias e experiências. Teu ingresso nesta Universidade é motivo de vitória e celebração!
Queremos bem te acolher na tua chegada e celebrar tua saída com uma colação e grau, totalmente sob nossa responsabilidade. Hoje, tua conquista representa o seguimento de uma trajetória crescente a ser vivida e compartilhada com todas aquelas pessoas que, a partir de agora, transitarão neste espaço universitário. Um dos nossos compromissos é a valorização da diferença, alicerçado num efetivo compromisso com o respeito que barra a exclusão do outro.
Defendemos a inclusão do pensamento divergente como necessário para desenvolvimento da comunidade acadêmica e, sobretudo, para a formação cidadã e humana. Este tem sido o propósito para a formação de todas as pessoas que ingressam em nossa instituição de ensino.
Desejamos que aproveites cada momento, cada encontro, cada evento ao longo da tua trajetória conosco. A ti, estudante, que vens de longe e deixaste a família, faremos de tudo para que te sintas acolhido em nossa instituição e em nossa cidade. A ti, estudante de Pelotas ou da região próxima, possibilitaremos que tua passagem por aqui se some às belas memórias que trazes contigo.
Dentre as diferentes formas que encontramos para receber-te, temos a Casa de Estudante (CEU), que hoje abriga até 300 pessoas, com qualidade para belas partilhas entre os colegas moradores. Além disso, poderás usufruir do nosso restaurante universitário (RU), com alimentação balanceada e gostosa, das bibliotecas, dos laboratórios… enfim, tudo o que tu precisas para te proporcionar as melhores experiências de aprendizagem e para te sentires em casa.
A Universidade é um espaço de transformação da realidade pessoal, social e política. Portanto, tua participação é fundamental para a universalização dos saberes e a democratização do conhecimento, bem como para melhorar o que precisamos numa sociedade ainda tão desigual.
Por fim, perceberás que a UFPel tem uma característica diferente de outras Universidades – contamos com prédios em diferentes lugares. Isso pode ser um bom motivo para buscar novas aproximações para além do curso que estarás seguindo.
Agora é UFPel. Agora tu também és UFPel. Estamos muito alegres em ter-te conosco!
Pedro Rodrigues Curi Hallal
Reitor”.