Atividade capacita professores para disciplinas de Empreendedorismo

Docentes de quatro instituições de ensino superior de Pelotas, entre elas a Universidade Federal de Pelotas, participaram nesta semana de um programa de capacitação de professores voltado para o ensino de disciplinas de Empreendedorismo. A atividade ocorreu no Pelotas Parque Tecnológico e foi ministrada por profissionais do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Oito docentes da UFPel estiveram envolvidos na ação.

A atividade contempla conteúdos em três eixos do tema – Comportamento Empreendedor, Modelos de Negócio e Plano de Negócios – e segue metodologia específica proposta pelo Sebrae. O objetivo é que tais conhecimentos cheguem aos estudantes universitários por meio das disciplinas específicas de Empreendedorismo a serem propostas aos cursos de graduação e pós-graduação, mas que também integrem de forma transversal a formação superior.

Segundo a ministrante da atividade, Miriam Gassen, uma dos pontos trabalhados é a condução dos estudantes à inovação quando identificadas boas ideias para tanto: “O professor poderá ajudar o aluno a sair da emoção para a razão”.

Participante do curso, o professor Evandro Piva, da Faculdade de Odontologia, destaca a necessidade da capacitação vista a grande importância do empreendedorismo nos cursos: “Acredito que juntando esses conhecimentos com a pesquisa, poderemos chegar às inovações e novas possibilidades”. Entre os principais pontos avaliados por Piva, estiveram as metodologias práticas aplicadas.

Mesmo já trabalhando com a temática diariamente, o coordenador da Incubadora Conectar, Felipe Marques, que também participou do curso, disse ter encontrado novidades nas temáticas trazidas por Miriam. “A metodologia apresentada nos ajuda a despertar o aluno para o empreendedorismo”, afirma.

Para a chefe do Núcleo de Bacharelados da Pró-Reitoria de Ensino, Fabiane Grecco, participar de uma ação como essa é interessante: “É possível identificar exatamente como aplicar os conteúdos com os alunos”. A sua participação, além de capacitá-la como ministrante de disciplinas do tipo, também serviu para um planejamento maior da pró-reitoria, o de encaixar essa temática nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação. “Para isso, temos que capacitar mais professores”, explica.

Empreendedorismo nos currículos

O coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel, Vinícius Campos, explica que essa ação faz parte de um plano para curricularizar os temas de Empreendedorismo e Inovação nos cursos de graduação e pós-graduação da Universidade, da mesma forma como ocorreu com a Extensão. A meta é que isso chegue a todos os cursos, e capacitações como essa, além de formarem os docentes para tanto, também ajudariam a trazer unidade na forma com que o assunto seria tratado.

De acordo com Campos, disciplinas com esse tema já serão oferecidos no ano de 2018, com possibilidade de já estarem disponíveis no primeiro semestre letivo. Outra atividade que também ocorrerá ainda este ano será uma nova edição desta capacitação, visto que houve uma grande procura por parte dos docentes.

Publicado em 28/02/2018, nas categorias Destaque, Notícias.