Hospital Escola promoveu programação alusiva ao Dia Mundial da Prematuridade

Como já é tradicional no Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), foi realizada programação alusiva ao Dia Mundial da Prematuridade na semana passada, que contou com audiência pública, celebração e mateada. O HE é referência regional na linha de cuidado à saúde materno-infantil, incluindo obstetrícia de alto risco (ambulatório e internação), UTI neonatal tipo II, unidade semi-intensiva convencional e atenção ambulatorial aos neonatos egressos do hospital, através do Sistema Único de Saúde (SUS). A data de 17 de novembro foi estabelecida para destacar o quanto todo bebê prematuro é especial e reforçar sobre a importância do pré-natal, dos cuidados no parto e pós-parto, direitos, prognóstico, dentre outros temas relevantes. Veja fotos da ação no Facebook do Hospital Escola.

As atividades iniciaram na manhã de sexta-feira (17), com audiência pública na Câmara de Vereadores de Pelotas, com a presença do proponente Ivan Duarte e dos vereadores Fernanda Miranda, Toninho e Marcola. Foram debatidas diversas questões e, como resultado, os vereadores se comprometeram a auxiliar na prevenção à prematuridade com a realização de uma grande audiência pública englobando temas relativos à gestação, pré-natal e parto, além de intervir na importância do silêncio nos arredores dos hospitais, através de sinalização e desvio da rota do caminhão de lixo.

À noite, no auditório do HE, ocorreu a celebração do Dia Mundial da Prematuridade com a participação de diversos colaboradores do hospital e pais com seus filhos nascidos prematuros. Foi montado um varal com os direitos dos prematuros, que ficará exposto no corredor da Pediatria, além de apresentado um vídeo com depoimento dos pais sobre a prematuridade. Também foi lançado oficialmente o Momento Psiu, projeto da UTI Neonatal que trata da importância do silêncio para o desenvolvimento dos bebês, apresentado pela fonoaudióloga responsável, Gicélia Barreto.

Durante todo o dia, os colaboradores que atendem os bebês prematuros participaram de uma dinâmica a fim de motivar e reforçar a importância do trabalho em equipe.

No sábado pela manhã, na Esplanada do Theatro Sete de Abril, ocorreu a mateada com atividades como apresentações musicais com Marquinho Brasil, Grupo Medicação, Carise Santos e Solon Silva, apresentações do Grupo de Capoeira Ilha de Mar Grande e Grupo de Dança de Rua Cia da Dança, além de brincadeiras com os palhaços Rói Rói e Batatinha e pintura de rosto. Além disso, a Erva-Mate Pantanal fez distribuição de erva e água quente para chimarrão. Foram distribuídas bolinhas de sabão para as crianças e marcadores de livro para os adultos.

Momento Psiu
Pensando nos benefícios da redução de ruído nas Unidades de Cuidados Intensivos Neonatal do HE, foi implementado o Momento Psiu, promovendo momentos de silêncio nos locais, reflexão e mudança de comportamento pelos profissionais e integração dos familiares e da equipe na promoção de saúde geral dos neonatos atendidos na unidade. Ações realizadas para reduzir o ruído têm como benefícios para os neonatos: aumento na estabilidade fisiológica, melhora na taxa de crescimento, maturação neurossensorial mais consistente e apropriada para a idade e menos problemas, a longo prazo, nas áreas de processamento auditivo, fala e linguagem.

Para a chefe da Unidade de Cuidados Intensivos e Semi-Intensivos, Maria Amália Saavedra, foram atividades com misto de orgulho e gratidão a todos os envolvidos. “Serviu pra unir a equipe, qualificando ainda mais o atendimento e gratidão mostrada por todos, isso nos deixa mais fortes para enfrentar adversidades”, destacou.

Publicado em 22/11/2017, nas categorias Destaque, Notícias.