UFPel recebe secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis

Uma das personalidades mais influentes no setor de Óleo e Gás do país atualmente, o secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, Márcio Félix Carvalho Bezerra, esteve nesta semana visitando a Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pela primeira vez no município, o gestor conheceu a dinâmica de funcionamento da Instituição – e destacou sua localização estratégica no Cone Sul – e palestrou para estudantes e professores do Centro de Engenharias.

Bezerra abordou, em sua explanação, que ocorreu na manhã desta quinta-feira (5), as novas oportunidades para os profissionais da indústria de petróleo e gás. Mas sua passagem pela UFPel não teve a intenção de ser unilateral. O secretário fez questão de salientar que, mais do que apresentar o cenário e perspectivas, também pretendia ouvir da comunidade acadêmica suas potencialidades de inovação tecnológica e científica. “Há um Brasil vibrante, que está construindo um novo momento, mas que ainda não é muito visível”, disse.

Segundo o secretário, as características da UFPel, de reunir cursos diversos, com corpo docente jovem e estudantes de várias partes do país formam um conjunto cheio de potencial. “Pelotas é um centro de conhecimento. Precisamos de pesquisa e inovação para descobrir novos usos para óleo e gás”, destacou. De acordo com Bezerra, a proximidade com os países do Sul da América do Sul é um prato cheio para a integração energética de que tanto se fala entre os países vizinhos. Segundo ele, quem está aqui não pode pensar só em Brasil, mas na sinergia ainda inexplorada da região.

O dirigente falou também sobre a agenda de trabalho da Secretaria, que envolve uma nova política baseada em regras de mercado, valorização do empreendedorismo e avanços levados à frente por complexos empresariais de competência e capacidade logística.

O secretário disse ter se surpreendido positivamente com o Capítulo Estudantil SPE do curso de Engenharia de Petróleo, um dos mais premiados e reconhecidos, e salientou a força de articulação do curso, que, embora distante geograficamente do centro das ações na área, está num contexto de integração com o Uruguai, por exemplo. Nessa linha, destacou a importância de ouvir, dos jovens estudantes, que futuro imaginam e que aspectos enxergam para o segmento. “Atualmente, é como se os nossos sistemas estivessem de costas um para o outro. Cada país faz da sua forma. O Uruguai terá um conjunto de blocos exploratórios que inclui potencialidades para produção de gás. Essa proximidade pode ser melhor explorada”, observou. O secretário destacou, ainda, que estima-se que o Rio Grande do Sul seja o local no país com maior potencial para o gás de hidrato submarino, uma tecnologia que ainda carece de ser dominada.

Boas-vindas
Representando a reitoria na palestra, o assessor Gilberto Collares destacou a satisfação da UFPel com a presença do secretário, que, segundo ele, confere força à área de Engenharias da UFPel, que cresceu, mas segue em desenvolvimento.

A diretora do Centro de Engenharias, Isabela Andrade, salientou o envolvimento dos estudantes na promoção e na adesão ao evento, que proporciona contato com novos rumos do setor e estimula a inovação.

Para o coordenador da Engenharia de Petróleo, Rômulo de Farias, a presença de Bezerra evidencia a busca por excelência a que os alunos se dedicam. Já a aproximação entre poder público e instituições de ensino, convergindo em vontade de empreender e desenvolver novos projetos e tecnologias foi aspecto lembrado pelo orientador acadêmico do SPE UFPel, Valmir Risso.

O encontro foi organizado pelo Capítulo Estudantil SPE UFPel e coordenação do curso de Engenharia de Petróleo.

Publicado em 06/10/2017, nas categorias Destaque, Notícias.