Gestão Central e Direções discutem estratégias para enfrentamento à emergência Climática

Na manhã desta quarta-feira (08), a Gestão Central da UFPel realizou uma reunião com as direções acadêmicas para informar sobre todas as ações que estão sendo desenvolvidas pela universidade em resposta à urgência climática enfrentada pela cidade de Pelotas e região. Durante o encontro, foram abordados diversos tópicos, incluindo:

– Locais disponibilizados como abrigos para a população afetada.
– Representações da UFPel junto ao comitê de crise instalado pela Prefeitura e Defesa Civil.
– Informações sobre a retirada de bens materiais dos prédios localizados próximos às áreas de potencial inundação, devido ao aumento dos níveis da Laguna dos Patos, do canal São Gonçalo e dos arroios.

O professor Marcelo Alonso, diretor da Faculdade de Meteorologia, compartilhou informações sobre o trabalho do grupo técnico da UFPel em colaboração com o comitê de crise da Prefeitura, além de fornecer previsões meteorológicas para os próximos dias e possíveis decorrências em razão da mudança que deve ocorrer. A participação de professores(as) e técnicos(as) de todas as Unidades Acadêmicas e Administrativas, nas suas especialidades, tem sido fundamental nesse processo.

Quanto às doações e voluntariado, foram destacados os seguintes pontos:

– Doações de alimentos podem ser feitas no Sindicato da Alimentação, localizado na Rua Almirante Barroso, 3124.
– Doações de roupas de cama, kits de higiene, absorventes e fraldas podem ser entregues no Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, situado na Rua Santa Cruz, 2454.
– Para se voluntariar no auxílio a essa emergência, os interessados devem se dirigir à Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Marechal Deodoro, 404, para realizar o cadastramento.

Relatos sobre assistência odontológica e médica, bem como orientações da Secretaria de Saúde, também foram compartilhados durante a reunião. A UFPel está realizando o acolhimento de animais domésticos afetados pela situação de emergência na Faculdade de Medicina, assim como ocorre na Associação Rural de Pelotas.

A Reitora Isabela Andrade e demais participantes da reunião elogiaram o excelente trabalho realizado por todos os membros da comunidade universitária da UFPel neste momento desafiador. Docentes, técnicos(as), alunos(as) e terceirizados(as) estão colaborando ativamente em várias frentes, em parceria com os órgãos enfrentando as condições climáticas adversas. Ao final, a Gestão reafirmou sua disponibilidade para atender às necessidades de todas as unidades e expressou gratidão à comunidade universitária pelo esforço voluntário em auxiliar a população.

Publicado em 08/05/2024, nas categorias Destaque, Notícias.