Consun define ações para a retomada da Estatuinte
O Conselho Universitário (Consun) da UFPel definiu, em sua última reunião, na semana passada, ações para dar condições que os trabalhos da Estatuinte Universitária sejam retomados. A recomposição das Comissões de Acompanhamento e de Sistematização e a modificação do quórum exigido para a realização das reuniões foram as principais medidas definidas no Conselho. Por decisão do Consun, o processo, a partir de agora, será chamado somente de Estatuinte, e não mais de Constituinte, por ser um trabalho que reescreverá o Estatuto da Instituição.
Até a próxima reunião do Consun, a representação discente no Conselho deverá apresentar sugestões de como resolver a questão da participação dos estudantes na Comissão de Sistematização da Estatuinte. Quanto aos membros técnico-administrativos e docentes da Estatuinte, será perguntado a cada um dos 44 representantes se desejam manter os mandatos. Se algum membro quiser sair, será chamada eleição para preencher a vaga.
A Comissão de Acompanhamento foi recomposta com dois representantes docentes, Simone Portella e Marilton Aguiar, dois técnico-administrativos, Sérgio Wotter e Rogéria Garcia, dois estudantes, Adriel Costa e Daniel Pozza, e dois da Gestão, Alexandre Gastal e Cynthia da Rosa.
A modificação aprovada para a determinação do quórum das reuniões da Comissão de Sistematização foi que haverá uma primeira chamada de verificação de presença e outra, a segunda chamada, que resultará na realização da reunião com qualquer quórum.
O Consun deverá, ainda, elaborar um cronograma para as atividades da Estatuinte.
Outras aprovações
Na reunião do Conselho realizada na quinta-feira passada, o Consun aprovou também a criação do Programa de Residência em Cancerologia Clínica e o Regimento Interno da Rede de Museus da UFPel.