Comunidade acadêmica abraça a UFPel

A comunidade acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) deu as mãos, na manhã desta sexta-feira (29), em um ato simbólico pela preservação da universidade pública, gratuita e de qualidade. Estudantes, professores, técnico-administrativos e terceirizados abraçaram o prédio do Campus Anglo, onde fica a reitoria da Instituição.

Os membros da UFPel unem-se a outras instituições federais de ensino superior do Rio Grande do Sul, onde atos semelhantes estão ocorrendo. A intenção é demonstrar o apoio às instituições, pedindo que o Governo Federal repasse os recursos financeiros devidos.

Para o reitor, Pedro Curi Hallal, a atividade sinaliza que as instituições precisam do comprometimento do governo. “Queremos mostrar a força da universidade pública, que forma milhares de jovens e está sendo sucateada”, destacou.

Para a estudante de História Bárbara Xavier, 23 anos, estar presente no ato foi uma forma de dar um retorno à UFPel pelas tantas experiências de ensino e vida. “A UFPel representa superação como universidade. Por todo esse contingenciamento de recursos – que atinge os setores da sociedade como um todo -, resiste e propõe uma educação de qualidade. Grande parte da minha vida passo aqui dentro. Estar no abraço é um ato de amor”, disse.

Na opinião do técnico em Contabilidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), Elias dos Santos, 59 anos, o ato mostra a desconformidade da comunidade pela situação que o país e as instituições de ensino passam. “A Universidade precisa de recursos para se manter. Temos que lutar para que ela não pare”, salientou.

O abraço à UFPel foi organizado pela gestão da UFPel, Associação dos Servidores (Asufpel), dos Docentes (Adufpel) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Nas falas dos presentes, a inconformidade com a precarização das instituições de ensino, a necessidade de preservar serviços fundamentais para a sociedade e a sobrevivência com qualidade.

Quem não pôde comparecer ao Anglo também tinha a possibilidade de abraçar o prédio da UFPel mais próximo. O compartilhamento nas redes sociais pode ser feito usando a #abraceaufpel.

Publicado em 29/09/2017, nas categorias Destaque, Notícias.