Programa GRAU realiza Exposição Tátil com Audiodescrição em Canoas

O Programa de Extensão Universitária GRAU (Grupo Acessibilidade Universal), do Centro de Letras e Comunicação da Universidade Federal de Pelotas (CLC/UFPel), apresentará, neste sábado (30), uma exposição com quadros para serem tocados por pessoas com deficiência visual. Trata-se da EXPOACTA – Exposição Acessível de Tradução Audiovisual (Audiodescrição), que será realizada em Canoas, no Rio Grande do Sul.

Os quadros foram confeccionados com diferentes materiais (reciclados, aviamentos, tintas relevo, cordas, galhos, capim, etc.) por estudantes de diferentes cursos da UFPel, em sua maioria, dos cursos de Letras, e trazem ilustrações “Orixás” de Jonas Fernando Martins Santos, ilustrador e estudante do curso de Bacharelado em Artes Visuais da UFPel e “Peixinhos”, com ilustrações do livro infantil de Monika Papescu, ilustradora de Osório, RS.

“Orixás” traz uma releitura das entidades do candomblé, exaltando a cultura negra; “Peixinhos” traz a temática da diversidade e da aceitação das diferenças.

Os alunos, integrantes do GRAU, elaboraram também o roteiro e irão fazer a audiodescrição das imagens para os visitantes com deficiência visual.

O evento ocorrerá neste sábado (30), às 15h, na Biblioteca Comunitária Simão Lopes Neto, que fica na Rua José Veríssimo, 252, no Bairro Harmonia, em Canoas. O GRAU é coordenado pela professora Marisa Helena Degasperi.

Publicado em 28/09/2017, nas categorias Destaque, Notícias.