Companhia de danças pelotense representa o Brasil no Peru

A Abambaé Companhia de Danças Brasileiras, integrante do projeto de extensão Núcleo de Folclore (NUFOLK) do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), partiu nesta quinta-feira (24) para o Peru. O grupo vai participar do 6º Encontro Binacional de Dança, que ocorre de 25 a 31 de agosto na cidade de Cusco. O convite veio pela Cia Perudanza CIDAF, que integrou o espetáculo América Unida apresentado em Pelotas, por ocasião das edições 2013 e 2015 do Festival Internacional de Folclore e Artes Populares de Pelotas (FIFAP).

A instituição peruana tem organizado, por seis anos, de maneira ininterrupta, o Encontro Binacional de Dança, convidando cada ano um país da América. Para este ano foi contemplada com convite a Abambaé Companhia de Danças Brasileiras e, com isso, serão proporcionados espetáculos e ações educativas com as duas companhias: a peruana e a brasileira.

A Abambaé conta com um elenco de bailarinos da comunidade pelotense, sendo a maioria acadêmicos do curso de Dança – Licenciatura da UFPel. É dirigido pela professora do curso de Dança da UFPel Jaciara Jorge e pelo professor Thiago Silva de Amorim Jesus. A direção administrativa é por conta do professor do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) Campus Pelotas Diego Rodrigues Pereira.

Os “abambaenses” têm percorrido uma trajetória de sucesso, com encontros de dança e folclore em diversos países, e se preparam para acolher os grupos internacionais que participarão do 3º FIFAP, que ocorrerá em Pelotas, de 18 a 25 de outubro.

Publicado em 25/08/2017, na categoria Notícias.