UFPel vai ao Seminário Internacional Fazendo Gênero, em Florianópolis

O Nugen (Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual) da UFPel participará da 13ª edição do Women’s Worlds Congress, o Seminário Internacional Fazendo Gênero, que será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, de 30 de julho a 4 de agosto.

A presença da Universidade em um dos eventos mais importantes de feminismo e estudos de gênero, considera a coordenação do Núcleo, é de suma importância para instrumentalizar as ações dentro da Instituição.

O Women’s Worlds Congress será realizado pela primeira vez na América do Sul. Este é um evento que reúne a cada três anos mulheres de todas as partes do mundo, tanto da academia como do ativismo. O encontro mobiliza setores diversos do feminismo, que vêm conquistando espaços nas últimas décadas, promovendo debates, releituras e autocríticas. A luta feminista é cotidiana, repleta de desafios, e ela se atualiza nas discussões promovidas em cada encontro, nas trocas de experiências, propostas de ação e no aprofundamento de situações locais.

Depois de passar por Israel, Holanda, Irlanda, Estados Unidos, Costa Rica, Austrália, Noruega, Uganda, Coreia, Espanha, Canadá e Índia, é a vez do Brasil sediar o Women’s Worlds Congress, em um único evento, com o Seminário Internacional Fazendo Gênero 11. A temática que norteará o encontro é “Transformações, Conexões, Deslocamentos”.

O objetivo é alargar o lugar de diálogo para uma perspectiva mundial, afastada da hierarquia Norte-Sul, ou seja, um espaço onde se possa ouvir outras vozes, novas propostas, valorizar saberes, ampliar horizontes de estudo e de ativismo. Desse modo, seremos capazes de pensar e propor perspectivas inclusivas para os estudos feministas e possibilidades de construção feminista.

O ônibus do Nugen com destino a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) tem sua saída prevista para as 5h da manhã do dia 30 de julho, em frente ao campus II – rua Almirante Barroso, nº 1202 – Pelotas. O retorno está previsto para o dia 6 de agosto, com saída de Florianópolis às 4h da manhã.

Saiba mais em http://www.fazendogenero.ufsc.br/wwc2017/ .

Publicado em 26/07/2017, na categoria Notícias.